• Carregando...
Rainha do coronavírus: a estilista responsável por 80% dos casos em seu país
| Foto:

No nosso pequeno vizinho, Uruguai, com menos de 3,5 milhões de habitantes, havia até quarta-feira passada, 55 casos confirmados de coronavírus. Desses, 44 eram pessoas contagiadas diretamente pela socialite e designer de moda Carmela Hontou, que resistiu contra os testes e, mesmo doente, seguiu normalmente sua vida de festas. O uruguaio que, como o brasileiro, não perde tempo, já apelidou a pandemia de "carmelavírus". Hoje, há 162 casos confirmados no país, proporcionalmente 5 vezes maior que o Brasil.

O caso da Rainha do Coronavírus não é tão simples quanto o do nosso empresário que fugiu do isolamento para ir à praia. É complicado entender exatamente de quem é a culpa, se é que existe um único culpado.

Carmella Hontou foi a Milão, na Itália, no início de fevereiro quando os primeiros casos foram confirmados na França e na Espanha. Voltou ao Uruguai no dia 22 de fevereiro e regressou à Espanha com a intenção de ir a Milão ter reuniões de trabalho. Naquele momento, a Itália já tinha passado a ser o epicentro da pandemia.

No final das contas, como o vírus já começava a se instalar pela Lombardia, a estilista decidiu cancelar as reuniões. Voltou ao Uruguai no dia 7 de março, uma semana antes da primeira confirmação no país, mas dez dias depois das primeiras confirmações no Brasil.

A estilista disse ao jornal uruguaio El Observador que perguntou no aeroporto, ainda na Espanha, quais eram as medidas de segurança no Uruguai. Disseram que não havia. Perguntou de novo ao pousar. Repetiram que não havia. Relatou ter procurado as autoridades de saúde e se oferecido para fazer o exame mas, como ela não tinha nenhum sintoma, disseram que seu caso não era grave e responderiam posteriormente.

Ela concluiu que deveria prosseguir normalmente com sua vida, embora ninguém tenha dito nem isso nem o oposto. Saiu do aeroporto, almoçou com a mãe de 84 anos de idade e foi para um casamento com 500 convidados porque considera o noivo como se fosse um filho. No dia seguinte foi a um almoço com muitos convidados na casa de uma prima.

Somente depois, no dia 13 de março, foram feitos os testes e o Ministério da Saúde Pública do Uruguai confirmou que Carmella Hontou testou positivo para o coronavírus. A notícia caiu como uma bomba na alta sociedade e nas redes sociais. Os uruguaios também têm seus "Os Marcheiros", se chamam "Los Charangueros del Humor", e fizeram uma paródia de Le Den Candela, da cubana Celia Cruz, em homenagem ao carmelavírus:

Esses são os bem humorados. Mas Carmella Hontou foi duramente atacada e se defendeu por uma conta no Instagram.

Mas a história não termina aí. Carmela Hontou está sendo processada criminalmente por violação do isolamento, após denúncia da administradora do prédio onde mora.

Segundo o que foi denunciado, os filhos da estilista estão frequentando diariamente o apartamento, entram e saem e depois continuam normalmente suas vidas tendo contato não só com o ambiente interno do prédio mas com toda a população uruguaia. Além da administradora do prédio, as outras fontes da informação são os seguranças.

O delegado Alejandro Machado determinou a abertura de uma investigação e quer coletar mais provas, como câmeras de segurança, testemunhos dos vizinhos e da própria denunciada. Caso seja confirmada a violação, ela será representada criminalmente por violação de disposições sanitárias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]