• Carregando...
Imagem mostra uma cama aos fundos, com a coberta mexida, e na mesa de cabeceira uma xícara verde de chá.
Imagem mostra uma cama aos fundos, com a coberta mexida, e na mesa de cabeceira uma xícara verde de chá.| Foto: Visual Hunt

Ficar em casa, sobretudo para quem leva uma vida muito corrida, pode soar num primeiro momento como uma oportunidade para relaxar. Mulheres que são mães muito provavelmente cometeram esse erro no primeiro filho. Já vi quem achou que conseguiria finalmente escrever a tese de mestrado com tanto tempo livre. No final das contas, conseguindo tomar banho todos os dias já estava ótimo.

A quebra de rotina não é fácil, sobretudo com a convivência intensificada, a falta de espaços e possibilidades e tudo isso somado a incertezas financeiras. Sem esquecer, obviamente, que estamos no meio de uma pandemia de uma doença nova e altamente contagiosa sobre a qual ainda descobrimos algo novo a cada dia. É um cenário assustador e um período muito difícil, mas ele vai passar. No caso do correspondente de política da Bloomberg em Beijing, Peter Martin, já dura dois longos meses. E ele resolveu partilhar as 10 dicas do que fez a diferença para manter o equilíbrio e a sanidade mental.

1. Saiba que tudo vai melhorar - As primeiras semanas parecem muito sufocantes, mas agora eu já estou meio que acostumado com isso. Mesmo que a quarentena dure mais que o esperado, você vai se acostumar ao seu novo ambiente e deve se tornar mais confortável com a sua própria companhia.

2. Tenha uma rotina - Preencha com coisas que te fazem sentir bem. Podem ser exercícios em casa, cozinhar ou aprender algo novo. Pode ser uma série que te acalme (eu vi de novo The Office e Parks and Recreation). Você vai trabalhar, mas não deixe que isso se torne seu único foco.

3. Tenha cuidado com tecnologia - A tecnologia tornou muito mais fácil ver fotos e fazer videochamadas com aqueles que amamos. Não subestime a diferença de ouvir alguém dizer que está bem e ver com seus próprios olhos. Por outro lado, minhas mídias sociais estão lotadas de desaforos e profetas do apocalipse que alimentam a ansiedade. Eu preciso de mídias sociais para trabalhar, mas eu comecei a sair do Twitter quando meu expediente acaba e limitar meu tempo no Facebook. Ajuda.

4. Valorize as pequenas mudanças que melhoram sua vida - Na área de Beijing onde eu vivo, tem tão pouca gente na rua que estranhos, quando vêem outra pessoa, acenam com a cabeça. É uma coisa muito pequena, mas é linda de certa forma e me lembra da pequena cidade da Inglaterra onde eu cresci.

5. Não se odeie por não ser produtivo constantemente - Nós nos enganamos ao pensar que todo tempo passado no escritório é bem gasto. Não é. Seus momentos em casa vão incluir momentos ociosos e está tudo bem - até mesmo se esses momentos te levarem a partes do YouTube que te farão questionar seu auto-respeito.

6. Admita que você está estressado - Você está preocupado consigo, com sua família, seus amigos, o mundo. Há um medo pairando no ar. Não tente se enganar fingindo que isso não está acontecendo. Fale com seus amigos, escreva, medite, faça exercícios. Faça o que for necessário para lidar com isso.

7. Não se culpe por pensar apenas nos seus próprios sentimentos quando outras pessoas (médicos, idosos e doentes) estão passando coisas piores - Seu stress também é real e, a não ser que você lide com ele de forma adequada, você não terá condições de ajudar os outros.

8. Você vai ter dias livres em que você se sente realmente uma porcaria e fica se lamentando - Está tudo bem. Seria estranho se você não se sentisse assim. Dê um tempo a você, não faça nada, relaxe. Escreva um pouco sobre o dia ruim quando ele acabar e comece um novo dia ao amanhecer.

9. Escreva para pessoas com quem você não fala com a frequência que deseja e pergunte como elas estão - Eu fiquei muito emocionado quando fizeram isso por mim. As pessoas vão gostar quando você se aproximar. O contato social e o sentimento de solidariedade provavelmente também farão bem a você.

10. Acima de tudo, seja misericordioso - Estamos todos estressados. Todos temos diferentes formas de lidar com isso. Todos temos momentos em que as coisas passam do limite. Se você ou os outros não estiverem fazendo as coisas de acordo com o que você considera normalmente o adequado, perdoe. Tente seguir em frente e faça maratonas da sua série ruim preferida. FIM!

Essas são as dicas, que podem ou não servir para você. Mas, com certeza, é um texto que nos faz ver as coisas de forma diferente, atentar para a importância dos detalhes e compreender que nosso corpo e nossa mente são preparados para enfrentar desafios. Claro que é melhor seguir nossa rotina, mas temos a capacidade de atravessar juntos as piores tempestades.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]