• Carregando...
Foto: JIM WATSON/AFP
Foto: JIM WATSON/AFP| Foto: AFP

Bastou ter sido divulgada a notícia de que a Casa Branca havia dado — em papel timbrado — uma parruda banana para as pretensões do governo brasileiro em ingressar o quanto antes na OCDE e logo teve início a operação abafa. O Itamaraty pode não ter sido pego de surpresa, porém tampouco se assustou quem já percebeu como funciona o método retórico da administração Bolsonaro.

Potencializar sucessos e minimizar fracassos seria o de menos. Todos os governos são assim e não teria motivo para ser diferente. Todavia há um notável contraste entre a ordem dos processos adotada pela atual chefia e a das demais gestões mundo afora: cantar vitória antes do tempo, no que depender do Alvorada, é norma e vem primeiro. Depois, lidar com a frustração pela expectativa gerada. Esta segunda etapa, diga-se, invariavelmente jogando a culpa na imprensa; por meio de um esquema que envolve robôs nas redes sociais, além de blogueiros e formadores de opinião a pagamento.

Nada disso faria sentido se o governo fosse capacitado, tivesse uma equipe com condições de oferecer boas políticas, disposição para o diálogo com os vários setores da sociedade e países aliados. Pelo que se viu neste primeiro ano de mandato, contudo, o cenário é exatamente o oposto.

A começar pelo presidente Jair Bolsonaro, passando pelo seu time de ministros e base aliada, os casos de competência e disposição em fazer o melhor pelo Brasil são raros. Prevalece o despreparo, a truculência e um nível de rancor que faz por merecer o diagnóstico de obsessão.

É por isso que a estratégia do time capitaneado pelo presidente faz sentido. A falta de capacidade, associada à sanha por estabelecer um projeto de poder capaz de suplantar o anterior — afinal, “é preciso desconstruir muita coisa” —, impõe desde já a construção de narrativas. Daí para a comemoração de feitos antes mesmo que eles se tornem realidade é um pulo.

No fim das contas, a entrada na OCDE não está sozinha na prateleira dos feitos imaginários. A reforma trabalhista, uma miríade de privatizações capaz de acumular arrecadação recorde, uma equipe composta exclusivamente por pessoas qualificadas, o combate intransigente à corrupção e o acordo com a União Europeia fazem parte do mesmo balaio. Além de uma reforma da Previdência que, convenhamos, acontecerá graças ao Congresso.

A falta de traquejo para tocar o país obriga o governo a não perder tempo quando a menor oportunidade de estourar champagne aparece. Pouco interessa se tudo não passa de uma grande ilusão.

Levando-se em conta que o resultado das últimas eleições se baseou precisamente nessa tática, não deixa de fazer sentido.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]