colunas e Blogs
Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Mauro Cezar Pereira

Mauro Cezar Pereira

Arbitragem brasileira ainda vai fazer do VAR o vilão no futebol

Por
Mauro Cezar Pereira
21/04/2019 23:36 - Atualizado: 29/09/2023 16:49
VAR no Brasil: os jogos estão perdendo a dinâmica, o que deveria servir como recurso se transformou em muleta para a equipe de arbitragem.
VAR no Brasil: os jogos estão perdendo a dinâmica, o que deveria servir como recurso se transformou em muleta para a equipe de arbitragem.

A arbitragem brasileira é das mais intervencionistas do futebol mundial. Não por acaso cunhei há alguns anos a expressão “pênalti à brasileira”, afinal, em nenhum outro ponto do planeta as penalidades máximas são assinaladas com tamanha fartura como acontece em terra brasilis.

>> Tabela Brasileirão 2019: todos os jogos na TV

Uma das razões pelas quais essas infrações são apontadas tão frequentemente são as cobranças de ex-árbitros transformados em comentaristas de televisão. Se o apitador não dá a falta dentro da área por qualquer esbarrão, eles criticam, reclamam, arrastando parte da opinião pública contra o mediador da peleja.

Com a chegada do árbitro de vídeo, esses personagens do microfone estão assanhadíssimos. Sim, a eles foi entregue um palanque, novos holofotes, uma bela vitrine para suas aparições. Pois com a multiplicação dos lances que envolvem a arbitragem, esses ex-juízes de futebol são ainda mais acionados.

>> Ranking aponta a ‘nova ordem de grandeza’ do futebol brasileiro

O VAR é algo recente, mas já temos ex-árbitro na chamada Central do Apito da TV Globo cobrando de quem está apitando por não ter cavucado mais no sentido de achar outros pênaltis. Não sou contra o VAR, mas a forma como querem que seja usado é absurda, tentam fazer dos apitadores os astros do espetáculo.

A utilização do vídeo pode eliminar dúvidas, reduzir erros e tornar os jogos menos polêmicos, injustos. Mas o intervencionismo crônico da arbitragem brazuca está ampliando radicalmente os efeitos colaterais da novidade. Jogos são paralisados por intermináveis minutos na nova caça às penalidades máximas.

>> Premiação da Globo no Brasileirão 2019 será cinco vezes maior; veja valores

Há partidas nas quais quem parece estar no comando não é o árbitro principal, o detentor do apito, mas sim o de vídeo, que fica em sua cabine refrigerada, a todo instante interrompendo o reinício do cotejo para que veja e reveja o lance até dizer ao que está dentro do campo o que fazer. Algo insuportável.

Os jogos estão perdendo a dinâmica, o que deveria servir como recurso se transformou em muleta para a equipe de arbitragem, que a todo instante recorre ao vídeo, mesmo em jogadas nas quais nitidamente não é necessária a consulta. Ele estão conseguindo atrapalhar a eles mesmos e ao futebol.

>> Mercado da bola: vai e vem no Brasileirão 2019

A CBF tem novo presidente e transformou um ex-comentarista de arbitragem que apitou profissionalmente, Leonardo Gaciba, em chefe do departamento que comanda juízes e bandeirinhas. Se o pensamento dele seguir a linha de raciocínio da maioria dos que analisam na TV, será tenebroso.

O intervencionismo crônico que árbitros de futebol do Brasil carregam como característica há anos é uma ameaça ao jogo, ao espetáculo e consequentemente ao novo recurso. Não duvide, se nada for feito enquanto é tempo, o apito nacional ainda vai fazer do VAR o grande vilão no futebol.

***

Independentemente do estilo da arbitragem brasileira e do risco que ela representa à utilização de vídeo, por ser uma novidade ela necessita de debate, discussão, troca e apresentação de ideias. Soa pretensioso, arrogante até, evitar as reflexões geradas pela utilização do VAR como se já fosse perfeito.

Não é, jamais será. O uso de tal recurso pode e deve reduzir erros, tornar os julgamentos dos mediadores mais justo, mas seguirá existindo a possibilidade de que, ainda assim, equívocos aconteçam. Isso sem falar nas interferências que a nova ferramenta causa na dinâmica no jogo, na experiência vivida por todos.

Radicais não aceitam o debate sobre VAR. Por ser algo recente obviamente deve ser discutido, pelo aprimoramento até. E o impacto na emoção do futebol é sério, merece reflexão. É necessário encontrar a melhor maneira de utilizar o vídeo sem ferir tanto a beleza do jogo.

Não é preciso ser contra o VAR (eu, por exemplo, não sou) para querer debatê-lo, para se incomodar com reações negativas que podem ser minimizadas. Não tenho tantas convicções sobre seu uso. Sei apenas que o futebol é mais complexo do que isso. Tenho muitas dúvidas. Nenhuma certeza

***

O Grenal que deu aos tricolores o bicampeonato gaúcho não foi decidido pelo VAR, mas por pouco.  Jean Pierre Lima apontou penalidade máxima depois de ver e rever a disputa de Paredes com Cortês. Mas o goleiro do Internacional, Marcelo Lomba, defendeu a cobrança de André. Na disputa de pênaltis, o mesmo jogador converteu a cobrança que deu a taça ao Grêmio.

***

Em Belo Horizonte, a final mineira foi decidida com auxílio do vídeo. Leandro Bizzio Marinho marcou penal após ver no monitor, que Leonardo Silva resvalou o braço na bola dentro da área do Atlético. Fred bateu, empatou o jogo e deu o bi ao Cruzeiro. Curiosamente ele apitou a peleja porque o escalado Jean Pierre, o do Grenal, pediu dispensa após ter se machucado na final do Campeonato Gaúcho.

***

No Rio de Janeiro, ​Rodrigo Carvalhaes de Miranda apitou Flamengo e Vasco, com novo 2 a 0 rubro-negro e título para o time da Gávea. Bruno Arleu foi o árbitro de vídeo e participou da anulação de um tento marcado por Gabigol no segundo tempo. O bandeirinha Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa nada marcou. Ficou a sensação de que transferiu a responsabilidade para o VAR.

***

Na final paulista, Corinthians x São Paulo teve no apito Lucas Canetto Bellote, no VAR, Thiago Duarte Peixoto, que trabalhou na mesma função no Grenal, quatro dias antes. Desta vez sem interferências da arbitragem de vídeo e uma rotina, com o tricampeonato corintiano após a vitória por 2 a 1 em competição de nível técnico baixo e clássicos em grande parte decepcionantes.

***

Rodolpho Toski Marques foi o árbitro de Athletico x Toledo na decisão paranaense, sem VAR. Com mais um título do time B atleticano, confirmação da distância crescente em relação aos principais rivais, que sequer chegaram à decisão, que não contou com Coritiba ou Paraná, mas teve, sim, o Toledo, batido nos pênaltis.

*** Grupo de WhatsApp Brasileirão 2019

O futebol no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer nos principais clubes do país. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós no Brasileirão 2019!!! Seja bem-vindo ao nosso grupo!

Veja também:
Em 70 dias de temporada, Coritiba chegou a 10 atletas lesionados
Em 70 dias de temporada, Coritiba chegou a 10 atletas lesionados
Na mira do Athletico, atacante Vargas será reavaliado por novo técnico do Atlético-MG
Na mira do Athletico, atacante Vargas será reavaliado por novo técnico do Atlético-MG
Cuca confirma atacante ex-Flamengo fora do Athletico
Cuca confirma atacante ex-Flamengo fora do Athletico
Fluminense espera acordo nas próximas semanas para renovar com Diniz
Fluminense espera acordo nas próximas semanas para renovar com Diniz
participe da conversa
compartilhe
Encontrou algo errado na matéria?
Avise-nos
+ Notícias sobre Mauro Cezar Pereira
Athletico pagou caro por não ter estratégias. E foi goleado pelo Galo nas finais
Análise

Athletico pagou caro por não ter estratégias. E foi goleado pelo Galo nas finais

Muricy, o áudio vazado e a defesa da gestão inconsequente do Corinthians
Análise

Muricy, o áudio vazado e a defesa da gestão inconsequente do Corinthians

Alemanha e Inglaterra sofrem com os antivacina e o vírus volta forte ao futebol
Análise

Alemanha e Inglaterra sofrem com os antivacina e o vírus volta forte ao futebol