colunas e Blogs
Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Mauro Cezar Pereira

Busca por melhor futebol

Brasil sofre mais do que era preciso, mas ganha Copa América

Por
Mauro Cezar Pereira
07/07/2019 22:41 - Atualizado: 29/09/2023 16:49
Brasil comemora vitoria sobre o Peru pela final da Copa América 2019
Brasil comemora vitoria sobre o Peru pela final da Copa América 2019 | Foto: Celso Pupo/Estadão Conteúdo

Antes mesmo do jogo no Maracanã, era óbvio afirmar que o Brasil tinha imenso favoritismo. O Peru fez campanha risível na Copa América até a ótima vitória sobre o Chile. Só havia marcado gol sobre o pior time do certame, a Bolívia, ainda na primeira fase.

Os peruanos passaram pelo Uruguai sem chutar na direção certa em 90 minutos de peleja. Guerrero foi enaltecido, mas fora o duelo contra os chilenos, a campanha dos peruanos, incluindo seu principal jogador, era fraca. Já haviam ido mais longe do que o imaginado.

>> Confira a premiação do Brasil pelo título da Copa América 2019

O Peru não se acovardou nos primeiros movimentos. Se na partida em Itaquera, quando perdeu por 5 a 0, começou agredindo o Brasil, a equipe de Ricardo Gareca pressionou os brasileiros em seu campo no início da decisão no Maracanã. Arrojado o time andino.

E tomou logo o primeiro gol, marcado por Everton Cebolinha em passe de Gabriel Jesus passando facilmente por Trauco, cuja fragilidade defensiva o Maracanã já cansou de ver. Ele joga pelo Flamengo, afinal.

A seleção brasileira foi convocada para a Copa América sem a mais vaga preocupação com o futuro. Renovação? Isso fica para depois.

Foi mais ou menos essa a mensagem que Tite enviou a todos ao relacionar 14 atletas que menos de um ano antes estiveram na Rússia.

O técnico Tite, do Brasil, em partida contra o Peru, válida pela final da Copa América  2019, no estádio do Maracanã. Treinador precisa melhorar o futebol da seleção e buscar renovação. Foto: André Melo Andrade/Estadão Conteúdo
O técnico Tite, do Brasil, em partida contra o Peru, válida pela final da Copa América 2019, no estádio do Maracanã. Treinador precisa melhorar o futebol da seleção e buscar renovação. Foto: André Melo Andrade/Estadão Conteúdo

Foram mantidos os três goleiros que foram ao Mundial: Alisson, Ederson e Cássio. Na defesa, as novidades ficaram por conta de Éder Militão e Alex Sandro, este na na vaga de Marcelo, algo impossível de entender, dada a abissal diferença técnica entre os dois.

Novamente lembrados: Thiago Silva, Marquinhos, Miranda, Fágner e Filipe Luis. Danilo saiu para a convocação de Daniel Alves, mas o veterano de 36 anos só não jogou a Copa por causa de uma lesão. Caso reunisse condições físicas, viajaria para a Rússia com os demais.

No meio-campo houve a manutenção de Casemiro, Fernandinho e Philippe Coutinho e as novidades, que foram Allan, Arthur e Lucas Paquetá. Fred, Paulinho, Renato Augusto e Willian sobraram, mas quando Neymar se machucou, este último foi lembrado.

No ataque, inicialmente o camisa 10 e principal jogador, Gabriel Jesus e Roberto Firmino foram novamente chamados. Saíram Douglas Costa e Taison. Foi a vez de Everton Cebolinha, Davis Neres e Richarlison. Oito jogadores de pelo menos 30 anos, seis deles na defesa, além de um volante.

O objetivo de Tite era, independentemente da qualidade do jogo apresentado, erguer o troféu e, campeão, ganhar fôlego para seguir no cargo, a caminho da Copa do Mundo de 2022, no Catar. Dias antes da final, surgiu a notícia de que o técnico estaria insatisfeito.

Pode estar, por questões internas, devido à mudança no comando, com o amigo e diretor Edu Gaspar indo para trabalhar na Inglaterra (será dirigente do Arsenal, onde atuou como jogador), ou qualquer outra razão. Mas com a taça ele deverá ter mais paz, se quiser seguir.

Tite tem uma missão agora: renovar a seleção e apresentar a si mesmo um desafio, fazer seu time jogar mais futebol, desejar mais o gol, vencer adversários como o Peru com maior autoridade e facilidade. Ambição e bola bem jogada. O futebol brasileiro precisa disso.

**********

Queriam mais de Lionel Messi. Que ele fosse (no comportamento e liderança) como Diego Armando Maradona. Nunca será. El Diez é único! Mas o herdeiro da camisa de “D10S” encarnou na Copinha América um pouco de Diego.

É inegável que Messi assumiu postura de líder como nunca na albiceleste. Mudou de comportamento e protestou como nunca. Acusou a Conmebol, e aí pode ser cobrado a provar o que afirmou, mas não se omitiu, não se escondeu.

Não conquistou o troféu, ainda, mas ampliou, muito, o respeito dos argentinos por ele. E de torcedores espalhados pelo mundo. Vejamos se essa nova faceta do craque irá perdurar. Será interessante acompanhar os jogos de um Messi mais questionador, vibrante, ávido pela vitória, mais humano.

**********

Grêmio x Bahia, Athletico x Flamengo, Palmeiras x Internacional na noite de quarta-feira, Cruzeiro x Atlético na quinta. O futebol dos clubes brasileiros estará de volta neste meio de semana com os duelos pela Copa do Brasil em suas quartas-de-final.

TABELA: veja o chaveamento completo do mata-mata da Copa do Brasil

Foram mais de três semanas de interrupção nos jogos dos times daqui para a disputa da Copa América, período bom o bastante para que treinadores corrijam e aprimorem suas equipes. Poucos deverão apresentar boas novidades na reaparição em campo.

A expectativa não é das maiores, reflexo da limitação da maioria dos técnicos em atividade no país, exceto pela novidade Jorge Jesus, chegando de Portugal para o Flamengo, que desperta curiosidade e dúvidas. Especialmente porque ele não terá o tempo ideal.

Quando a bola bola a rolar, serão necessárias duas a três semanas para que tenhamos uma ideia sobre quem foi capaz de melhorar seu time, ou não. Ótimo momento para analisar a capacidade dos treinadores, entendendo as possibilidades de cada um com seus elencos.

Veja também:
Os elencos mais valiosos da Série B 2024; veja o ranking
Os elencos mais valiosos da Série B 2024; veja o ranking
Coritiba confirma mais dois reforços para a Série B
Coritiba confirma mais dois reforços para a Série B
Foto de estufa embaixo do gramado do estádio do Real Madrid viraliza; veja
Foto de estufa embaixo do gramado do estádio do Real Madrid viraliza; veja
Estreia do Coritiba na Série B terá transmissão na TV aberta
Estreia do Coritiba na Série B terá transmissão na TV aberta
participe da conversa
compartilhe
Encontrou algo errado na matéria?
Avise-nos
+ Notícias sobre Mauro Cezar Pereira
Athletico pagou caro por não ter estratégias. E foi goleado pelo Galo nas finais
Análise

Athletico pagou caro por não ter estratégias. E foi goleado pelo Galo nas finais

Muricy, o áudio vazado e a defesa da gestão inconsequente do Corinthians
Análise

Muricy, o áudio vazado e a defesa da gestão inconsequente do Corinthians

Alemanha e Inglaterra sofrem com os antivacina e o vírus volta forte ao futebol
Análise

Alemanha e Inglaterra sofrem com os antivacina e o vírus volta forte ao futebol