colunas e Blogs
Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Mauro Cezar Pereira

Mauro Cezar Pereira

Em 100 anos tudo mudou no jornalismo e na bola. Tudo!

Por
Mauro Cezar Pereira
31/01/2019 21:33 - Atualizado: 29/09/2023 16:50
Albari Rosa/Gazeta do Povo
Albari Rosa/Gazeta do Povo

Na segunda década do século passado, um dos maiores times do Paraná era o Britânia Sport Club, que em 1971 se fundiria a Ferroviário e Palestra Itália, gerando o Colorado. Não ficou nisso, posteriormente o mesmo se uniria ao Pinheiros para criação do Paraná Clube. Um grande rival nas canchas curitibanas era o International Foot-Ball Club, que em 1924 se juntou ao América, fazendo nascer o Athletico.

Britânia e International eram, há um século, respectivamente campeão e vice do Estado. Mas apesar da importância dos clubes naqueles tempos, você tinha apenas três opções para saber o resultado de um cotejo do qual tivessem participado: indo ao estádio para ver a peleja, encontrando alguém que esteve na cancha ou, por alguma razão, soube qual o placar; e, finalmente, lendo o jornal.

TABELA: veja como está a classificação do Campeonato Paulista

Há 100 anos, apenas por intermédio deles as notícias eram veiculadas. Não havia o rádio e suas vibrantes transmissões ludopédicas, TV nem pensar e internet, sequer em ficção científica. O jornal dominava, era a opção, e diariamente folheando suas páginas as pessoas sabiam o que acontecera em campo e acessavam as demais notícias sobre tudo, inclusive times e jogadores. Não por acaso meninos saiam às ruas, nos dias de importantes acontecimentos, oferecendo edições “extras”, algo há anos totalmente descartado.

O jornal mudou, se adaptou aos novos tempos e a Gazeta do Povo migrou para a web. Foi acrescida a agilidade da internet à tradição com credibilidade de quem há décadas (agora há um século) informa e analisa. A relação com aquele que torce por times de futebol também fez tal movimento. Hoje o apaixonado pelo esporte ou por seu time tem a possibilidade de penetrar bem mais em tal universo, tal a massa de informações disponíveis, infinitamente maior.

Obviamente nem sempre quantidade e qualidade andam de mãos dadas e parte desse volume é formado por fake news, boatos, rumores, notícias plantadas que jamais se confirmam. Cabe a quem consome tudo aquilo que lhe é transmitido peneirar, a partir da escolha de veículos e profissionais que merecem confiança por terem construído a própria imagem e fazem por merecer serem acreditados.

Nesse contexto, pesa também a necessidade de uma maior profundidade na análise. Ela  obrigatoriamente precisa ser calçada em fatos e, sempre que possível, trazendo conteúdo de bastidores que o leitor/internauta não tenha como alcançar sem a imprensa especializada. Se no passado os relatos sobre um gol eram escassos e tinham como emissários as poucas testemunhas oculares, hoje vídeos mostram a qualquer um, quantas vezes a pessoa quiser, aquela jogada por inúmeros ângulos.

Não há como um colunista afirmar em seu espaço no jornal que o goleiro foi espetacular se ele não fez por merecer tal elogio. Ou criticar o artilheiro por perder gol feito se a chance nem foi tão cristalina. Quem lê também viu as jogadas, e as verá novamente se necessário. Elas estão na palma de suas mãos, em smartphones que trarão, de maneira cada vez mais veloz, o que reforçará a tese do autor do texto ou a destruirá, ampliando ou minando pouco a pouco seu crédito com o leitor.

Da mesma forma, as notícias sobre clubes, jogadores e dirigentes fluem com rapidez infinitamente superior. Os atletas têm suas próprias redes sociais e, por meio delas, veículos de comunicação e jornalistas mantêm contato com o público, que interage, pergunta, também dá opinião. E crítica, elogia, pede, reclama, sugere… Quem no passado mandava uma carta para a redação e esperava vê-la publicada na seção de leitores, hoje se dirige diretamente a cada profissional da mídia e até debate em tempo real.

Há até os canais próprios dos clubes, mas esses jamais substituirão a imprensa independente. Exceto para quem prefere não conhecer a realidade. Alguém imagina o site de uma agremiação revelando que a dívida aumentou e os salários estão atrasados? Ou o canal do time no YouTube trazendo o vídeo da briga entre dois jogadores no meio do treinamento às vésperas de um clássico? Haverá críticas nesses espaços “oficiais”? Obviamente não.

Neles o torcedor será iludido pelo mundo azul vendido por cartolas, com a circulação de informações convenientes. É a tentativa de manipulação do cérebro de quem torce, invariavelmente apoiada na falácia do “nós contra eles”, como se a imprensa livre fosse inimiga por buscar a verdade. E tentando fazer parecer que as ações de dirigentes estão sempre em sintonia com o que é melhor para aquele clube.

Se o torcedor quiser ver um videozinho do treino, uma entrevistinha sem grandes revelações, amenidades, os canais oficiais o atenderão. Neles também acessará versões e notas oficiais, obviamente. Mas se estiver à procura da fatos, de opinião independente e informação sem rabo preso, continuará bebendo na fonte de sempre, a boa imprensa. Continuaremos a contar com a sua companhia por aqui. Por mais 100 anos. Saudações!

LEIA MAIS:

>> Messi chega a 400 gols só no Campeonato Espanhol. Pelé faria melhor?

>> Trio que fez 137 gols em 13 meses custou menos da metade de Neymar

Veja também:
Athletico anuncia saída de volante para rival da Série A
Athletico anuncia saída de volante para rival da Série A
Perto do Coritiba, Yago é filho de ex-camisa 10 do Flamengo e tem base no Barcelona
Perto do Coritiba, Yago é filho de ex-camisa 10 do Flamengo e tem base no Barcelona
Bento pede "pés no chão" do Athletico por briga pelo título do Brasileirão
Bento pede "pés no chão" do Athletico por briga pelo título do Brasileirão
Athletico perde em Porto Alegre e Osorio não era o técnico
Athletico perde em Porto Alegre e Osorio não era o técnico
participe da conversa
compartilhe
Encontrou algo errado na matéria?
Avise-nos
+ Notícias sobre Mauro Cezar Pereira
Athletico pagou caro por não ter estratégias. E foi goleado pelo Galo nas finais
Análise

Athletico pagou caro por não ter estratégias. E foi goleado pelo Galo nas finais

Muricy, o áudio vazado e a defesa da gestão inconsequente do Corinthians
Análise

Muricy, o áudio vazado e a defesa da gestão inconsequente do Corinthians

Alemanha e Inglaterra sofrem com os antivacina e o vírus volta forte ao futebol
Análise

Alemanha e Inglaterra sofrem com os antivacina e o vírus volta forte ao futebol