i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Mauro Cezar Pereira

Foto de perfil de Mauro Cezar Pereira
Ver perfil
Análise

Técnico bom com semanas livres para treinar pode fazer a diferença no Brasileirão

  • PorMauro Cezar Pereira
  • 20/09/2020 19:07
Técnico Jorge Sampaoli, técnico do Atlético-MG
Técnico Jorge Sampaoli, técnico do Atlético-MG| Foto: Bruno Cantini, Divulgação Atlético-MG

O Atlético Mineiro não tem outra competição para disputar além do Campeonato Brasileiro. Eliminado da Copa do Brasil e também da Sul-americana (antes da chegada de Jorge Sampaoli), o campeão da equipe de Minas Gerais terá semanas livres de treinamento, enquanto seus rivais na luta pelas primeiras colocações na Série A se dividem entre esses dois certames e a Libertadores.

Sábado, o Internacional perdeu para o Fortaleza e deixou escapar a primeira posição. Depois da derrota colorada para o bom time de Rogério Ceni no Ceará, os atleticanos venceram o xará em Goiânia, saltando na liderança. O Inter jogou pensando no duelo contra o rival, Grêmio, quarta-feira, pela competição internacional. O Galo só tem a Série A em mente.

>> TABELA: Veja a classificação e os próximos jogos do Brasileirão

Líder, o time de Sampaoli teve forças para reagir depois de ficar atrás no placar em duas ocasiões. Venceu o Atlético Goaniense por 4 a 3 em jogo disputado com três tentos de Keno, sabendo que depois de tamanho esforço, somente voltará a campo uma semana depois, em casa, contra os gremistas, que três dias antes terão duelado com o Internacional.

Isso faz diferença. Semanas livres recuperam fisicamente jogadores, curam contundidos e dão à comissão técnica tempo para desenvolver toda a estratégia do compromisso seguinte. Quando o treinador é bom, caso específico de Sampaoli, a tendência é a equipe ficar mais forte e competitiva. Se o comando é ruim, de nada adiante tempo para treinar.

Walter fez o gol da vitória do Athletico na Libertadores. Foto: AIZAR RALDES /
Walter fez o gol da vitória do Athletico na Libertadores. Foto: AIZAR RALDES / | AFP

Furacão descansa

Já o Athletico descansou no fim de semana, pois a partida desta rodada pela tabela do Brasileiro foi antecipada e realizada em 26 de agosto, quando o time perdeu para o São Paulo, resultado que provocou a demissão do técnico Dorival Júnior. Assim, terá pouco mais de uma semana entre seus dois compromissos pela Libertadores da América.

Após vencer o Jorge Wilstermann na altitude boliviana, o Furacão receberá o Colo-Colo, quarta-feira, na Arena da Baixada. Os dois times têm seis pontos e quem vencer ficará muito perto da classificação. A equipe chilena derrotou o Peñarol, em Santiago, na terça-feira, e também não entrou em campo pelo campeonato nacional no fim de semana.

O Cacique vive uma crise e está entre os últimos colocados no Campeonato Chileno, liderado pela Universidad Católica, com a Universidad de Chile em segundo. Ver os rivais nas duas primeiras posições do certame e lutar contra o rebaixamento é algo complicado para o time de maior torcida do país. Depois de perder para o O’Higgins, o técnico Gualberto Jara teve áspera discussão com o time no vestiário.

Para piorar, o time teve seu ambiente ainda mais abalado no treinamento de sábado, quando o zagueiro Matías Zaldivia sofreu lesão no tendão de Aquiles. Ele está fora da temporada. O argentino sofrera uma ruptura de ligamento cruzado do joelho direito em 1 de outubro de 2017, em partida diante do Botafogo pela Copa Libertadores, e ficou parado por mais de um ano.

Nesse cenário, o Athletico tem amplas condições de avançar para assegurar sua passagem à fase de mata-mata da Libertadores. Se o time ficou sem vencer por sete jogos até bater o Coritiba no clássico da semana passada pelo Brasileirão, o próximo adversário no torneio da Conmebol vive momento muito mais complicado, apesar da boa colocação no grupo C.

Robson comemora o gol na vitória do Coritiba. Foto: Albari Rosa/ Foto Digital/ Gazeta do Povo
Robson comemora o gol na vitória do Coritiba. Foto: Albari Rosa/ Foto Digital/ Gazeta do Povo

Coxa vence mesmo sem ataque

A vitória sobre o Vasco tirou o Coritiba da zona do rebaixamento imediatamente após o apito final. Sabino desperdiçou pênalti batendo com paradinha, mais uma vez, contudo de forma até displicente. Sorte do time de Jorginho foi que Fernando Miguel tirou os pés da linha e a arbitragem mandou repetir a cobrança. Com outro batedor, Robson deu a vitória ao Coxa.

O Vasco esteve perto de abrir o placar. Wilson deteve dois bons chutes de Germán Cano, segurando o zero no placar. O triunfo, importantíssimo, não esconde a quase total esterilidade do ataque do Coritiba. Para escapar dessa rotina, sofrendo ao máximo a cada partida, a chegada de jogadores capazes de modificar esse cenário é fundamental.

Leia também:

Técnicos são escolhidos de forma aleatória. O Corinthians procura um “com sorte”

Tiago Nunes, sucesso no Athletico e fracasso no Corinthians. Há mesmo ingratidão?

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.