colunas e Blogs
Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Mauro Cezar Pereira

Seleção Brasileira

Neymar amplia rejeição ao contar com pai e “parças” sempre ao redor

Por
Mauro Cezar Pereira
10/06/2019 00:54 - Atualizado: 29/09/2023 16:49
Foto: AFP / ALAIN JOCARD
Foto: AFP / ALAIN JOCARD

Em meio à acusação de estupro sofrida por Neymar e seu corte da seleção brasileira por lesão, fiz duas enquetes em minha conta no Twitter – @maurocezar. A ideia era ter uma noção da rejeição ou aceitação do jogador nos times das pessoas, apesar de todo o noticiário negativo para o camisa 10 do Paris Saint Germain.

Primeiro perguntei: “Se Neymar decidisse jogar no futebol brasileiro, você gostaria de tê-lo em seu time? Lembrando que a contratação do jogador significa a chegada de um “pacote”, com o pai que entra no vestiário e frequenta a concentração, “parças” a cercar o jogador, etc”. Incrivelmente 41% responderam não!

Um resultado que impressiona, já que os votantes são, obviamente, pessoas que gostam de futebol a ponto de seguirem um jornalista que trabalha com o esporte em rede social. Elas têm seus clubes de coração e, em tese, sabem o quão mais fortes eles ficariam com um reforço de tal nível. Claro que esse tipo de enquete não tem base científica, mas não é desprezível o fato de que algo entre um terço e a metade dos votantes rejeitou a ideia de ter um dos melhores atacantes do mundo.

TABELA: Veja a classificação do Brasileirão e os próximos jogos

Em seguida fiz outra enquete no Twitter, mudando um pouco a pergunta, ou seja, alterando o contexto da hipotética contratação: “Se Neymar decidisse jogar no futebol brasileiro, você gostaria de tê-lo em seu time? Detalhe: ele tomaria tal decisão após se livrar do atual “pacote” que o acompanha, com o pai que entra no vestiário e frequenta a concentração, “parças” a cercar o jogador, etc.”

O resultado mudou bastante, com 28% votando no não e a massacrante maioria desejando ter Neymar em seu clube, 72%. A diferença entre contar com o jogador com o “pacote” pai e parças e tê-lo no time sem esses personagens a acompanha-lo foi de 13 pontos percentuais. Fica claro que não são poucos os que torcem seus narizes para essa entourage que o acompanha e, aparentemente, estimula uma postura individualista, como se o universo girasse ao redor do craque.

Neymar desgasta sua imagem com ações polêmicas dentro e fora do campo de futebol. Em menos de um ano foi de esperança de homem decisivo na Copa do Mundo a meme ridicularizado em todo o planeta, passando por agressão a torcedor após perder a Copa da França pelo PSG até a acusação de estupro.

E quanto a esse episódio, que fique claro, não estou acusando ou inocentando ninguém, caberá à Justiça, após as investigações, dar um veredito. Pois só ele e ela sabem realmente a verdade sobre tudo o que se passou em Paris. Há uma enorme distância entre ter um emitir opiniões irresponsáveis e tratar o tema com o cuidado que exige, até pela forma como certamente afeta as vidas de muitas pessoas.

TABELA: Veja os jogos e horários da Copa América

De qualquer forma, um jogador como Neymar, pelo futebol que possui e óbvia capacidade de transformar um time, deveria ser desejado por praticamente 100% dos torcedores de clubes brasileiros. Mas a quantidade de pessoas que participaram da enquete dizendo “não” é grande. Fica claro que seu comportamento gera tal rejeição, ampliada pela “equipe” que o cerca.

Neymar agora tem duas prioridades, ou deveria ter: encarar o imbróglio que envolve a acusação contra ele e se recuperar da contusão que o tirou da Copa América. Mas o ideal mesmo seria a contratação do melhor profissional em gestão de carreira existente no mercado, se livrar dos personagens que o cercam, mandando pai e "parças" para o Brasil, e assumir a própria vida profissional. Mudar postura e imagem. Aos 27 anos, esse homem que alguns insistem em chamar de “menino” já desperdiçou tempo e talento demais.

TABELA: Copa do Mundo Feminina

***

Oito derrotas e dois empates. É o retrospecto do Athletico jogando fora da Arena da Baixada. Sábado foi a vez de cair diante do líder da Série A, o Palmeiras, em São Paulo. Caso não derrote o Goiás na quinta-feira, o Furacão completará pelo menos quatro meses de jejum fora de casa, pois a partida seguinte como visitante será apenas em 20 de julho, contra o CSA, depois da Copa América. Desde 17 de março, quando goleou o Maringá por 4 a 0 no Campeonato Paranaense, o time não triunfa atuando longe do seu gramado sintético. Como o time do Estadual era o B, a equipe principal segue sem vencer em 2019. E nas 19 pelejas fora no Brasileiro de 2018 venceu apenas duas.

***

Foto: Hedeson Alves/Gazeta do Povo
Foto: Hedeson Alves/Gazeta do Povo

Quase 38 mil torcedores no Couto Pereira e uma bela festa no clássico Coritiba 2 x 3 Paraná, que encerrou jejum de seis anos sem vitória sobre o rival em seus domínios. Se os tricolores subiram na tabela e passaram a andar mais confiantes, o Coxa segue dependendo de Rodrigão, até então autor de todos os gols do time na Série B. Fez mais um, mas Juan Alano quebrou o monopólio de tentos pelo alviverde, que era do centroavante. Mas o melhor do clássico foi o estádio cheio e a festa do futebol. Quando o torcedor pode pagar pelo ingresso, ele costuma responder.

***

 Foto: HEULER ANDREY/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO
Foto: HEULER ANDREY/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO

O amistoso Brasil 7 x 0 Honduras, com o time centro-americano atuando por mais de uma hora com 10 homens devido à expulsão de Quito aos 28 minutos de partida, foi uma espécie de treino com venda de ingressos de uma seleção da CBF que ignora o povo. A ganância chega ao ponto de colocarem o preço médio perto dos R$ 73. Com isso, o público no Beira-Rio não passou de 16.521, com renda de R$1.202.890. O clássico curitibano pela segunda divisão atraiu mais do que o dobro de torcedores, a preços que respeitam o bolso do cidadão.

Veja também:
Em 70 dias de temporada, Coritiba chegou a 10 atletas lesionados
Em 70 dias de temporada, Coritiba chegou a 10 atletas lesionados
Na mira do Athletico, atacante Vargas será reavaliado por novo técnico do Atlético-MG
Na mira do Athletico, atacante Vargas será reavaliado por novo técnico do Atlético-MG
Cuca confirma atacante ex-Flamengo fora do Athletico
Cuca confirma atacante ex-Flamengo fora do Athletico
Fluminense espera acordo nas próximas semanas para renovar com Diniz
Fluminense espera acordo nas próximas semanas para renovar com Diniz
participe da conversa
compartilhe
Encontrou algo errado na matéria?
Avise-nos
+ Notícias sobre Mauro Cezar Pereira
Athletico pagou caro por não ter estratégias. E foi goleado pelo Galo nas finais
Análise

Athletico pagou caro por não ter estratégias. E foi goleado pelo Galo nas finais

Muricy, o áudio vazado e a defesa da gestão inconsequente do Corinthians
Análise

Muricy, o áudio vazado e a defesa da gestão inconsequente do Corinthians

Alemanha e Inglaterra sofrem com os antivacina e o vírus volta forte ao futebol
Análise

Alemanha e Inglaterra sofrem com os antivacina e o vírus volta forte ao futebol