colunas e Blogs
Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Mauro Cezar Pereira

Futebol

Palmeiras joga menos do que deveria; Athletico desafia o Boca e as dívidas dos clubes

Por
Mauro Cezar Pereira
21/07/2019 22:42 - Atualizado: 29/09/2023 16:49
Palmeiras joga menos do que deveria; Athletico desafia o Boca e as dívidas dos clubes
| Foto: Divulgação Palmeiras e Gazeta do Povo

A semana foi pesada para o Palmeiras com duas derrotas que custaram caro, primeiro para o Internacional. O placar de 1 a 0 levou a definição da vaga na semifinal da Copa do Brasil para os pênaltis, com triunfo colorado, mesmo depois de a arbitragem (com VAR) anular absurdamente o segundo gol, o que classificaria direto a equipe gaúcha. Para completar, a invencibilidade de 33 jogos no campeonato brasileiro acabou em Fortaleza, com os 2 a 0 impostos pelo Ceará.

Terça-feira o time, que atuou completo no sábado, volta a atuar pela Libertadores, mais uma vez fora de casa, contra o Godoy Cruz. O time de Mendoza perdeu sete jogadores depois da última Superliga Argentina, mas apenas dois importantes, Luciano Abecasis, que foi para o Lanús, e Ángel González, agora no Estudiantes. Seis foram contratados, o zagueiro Danilo Ortiz, ex-Libertad, e Juan Brunetta, que estava no Estudiantes.

Palmeiras/Divulgação
Palmeiras/Divulgação

O Godoy Cruz está na Libertadores graças à boa campanha feita na temporada 2017/2018, quando foi vice-campeão nacional, apenas a dois pontos do Boca Juniors. No mais recente campeonato, foi apenas 14º. O técnico Lucas Bernardi assumiu em março deste ano e tenta recuperar o conjunto da equipe e fazê-la jogar mais com a bola. Neste período sem jogos (o calendário argentino é semelhante ao europeu) ensaiou um 4-3-3 bem ofensivo, mas é improvável que atue assim contra o Palmeiras. Todos os treinos recentes foram voltados para esse pela Libertadores.

Com o Palmeiras vivendo momento delicado, a partida pode se tornar mais perigosa. Após longa lua-de-mel, o torcedor palmeirense questiona o comportamento da equipe, recheada de bons jogadores, mas com baixa posse de bola, despreparada para fazer a muitas vezes necessária troca de passes e com pequeno repertório. Sempre foi assim com Luiz Felipe Scolari, que jamais extraiu do elenco o que, em tese, pode oferecer. Os resultados maquiavam deficiências que agora ficam expostas.

TODAS AS COLUNAS DO MAURO CÉZAR

A semana foi diferente para o Athletico: classificação às semifinais da Copa do Brasil ao bater o Flamengo nos pênaltis e goleada sobre o CSA, ambas fora de casa. Com desempenho sofrível fora da Arena da Baixada desde o ano passado, os resultados foram mais do que animadores, às vésperas de novo duelo com o Boca Juniors, pela Libertadores, quarta-feira, em Curitiba.

O técnico Tiago Nunes utilizou apenas um titular em Maceió, Wellington, isso porque está suspenso na competição internacional. Será mais um duelo com o time argentino, que os rubro-negros derrotaram por 3 a 0 (gols de Marco Ruben) na fase de grupos. O Boca deverá contar com os reforços apresentados nesta semana: o meia Alexis Mac Allister, emprestado pelo Brighton; o promissor atacante venezuelano Jan Hurtado, que se destacava pelo Gimnasia y Esgrima; e o meia-atacante Eduardo Salvio, que estava no Benfica.

A grande expectativa é pelo acerto com Daniele De Rossi. Se o ex-ídolo da Roma chegar, talvez não atue ao lado do meia Nahitan Nandez e do centroavante Darío Benedetto, que poderão ser negociados respectivamente com Cagliari e Olympique de Marsella. O presidente xeneize, Daniel Angelici, assegura que nenhum atleta sairá do Boca antes 1° de agosto. Mas o atacante não treinou nos últimos dias. Com isso, Ramón "Wanchope" Ábila será o centroavante titular ante o Athletico. Carlos Izquierdoz, suspenso, e Lisandro López, lesionado, não jogarão quarta-feira. O técnico Gustavo Alfaro escalará a zaga com Paolo Goltz e Junior Alonso.

O Athletico é o único dos clubes da chamada elite do futebol brasileiro que ergueu novo estádio nos últimos anos e inclui a dívida dele decorrente em seu balanço. "Em termos de dívidas o que surgem são as operações de financiamento à construção da Arena. As demais dívidas são bastante modestas e controladas ao longo dos anos", detalha o relatório anual do Itaú BBA que analisa o cenário econômico dos clubes brasileiros.

Contudo, os analistas fazem um alerta sobre a situação atleticana: "O clube tem limitações de crescimento e tem contra si o ponteiro do relógio, uma vez que as dívidas do estádio começarão a vencer e o clube precisa se estruturar para isso". O relatório ressalta a necessidade de o clube "monetizar os títulos de potencial construtivo, deixar de ser regional e aumentar receitas além de suas fronteiras (…). Não há motivos para duvidar que seja possível, mas não dá para dizer que a situação é confortável. Há um certo ar de incômodo".

Sobre o Coritiba, pelo segundo ano consecutivo disputando a Série B, o relatório frisa que o clube encerrou o ano em ordem, mesmo tendo que lidar com receitas menores, após cortar custos e despesas e manter investimentos nas categorias de base. "Para 2019 há uma mudança importante nas regras de distribuição de cotas da TV e o Coritiba perderá este reforço de caixa que ajudou a atravessar 2018. Será um novo desafio para a gestão, que veremos o resultado ao final da temporada", advertem os especialistas.

O relatório elogia a gestão do Paraná Clube, com o crescimento de receitas gerado pela participação na Série A usado com parcimônia, sem ânsia em permanecer na primeira divisão nacional, a qualquer custo. "Não faz sentido um clube com receitas recorrentes baixas apostar tudo nessa permanência, pois o tudo ainda é pouco em relação aos clubes mais ricos", destaca o Itaú/BBA. O relatório destaca que os paranistas aproveitaram a oportunidade para fazer caixa e entrar 2019 com menos pressão". E finaliza: "Gestão consciente. Agora é entrar na Série B buscando o retorno.

Dívidas dos clubes brasileiros de 2018 para 2019*

Botafogo 654 para 672 + 2,8%
Atlético 542 para 634 + 16,9%
Vasco 533 para 496 - 7,0%
Athletico 446 para 478 + 7,1%
Cruzeiro 333 para 469 + 40,8%
Corinthians 405 para 452 + 11,6%
Fluminense 429 para 420 - 2,1%
Palmeiras 266 para 420 + 57,8%
Flamengo 430 para 418 - 2,8%
Grêmio 429 para 350 - 18,4%
Inter 311 para 342 + 9,9%
Santos 342 para 321 - 6,1%
São Paulo 316 para 312 - 1,2%
Coritiba 158 para 160 + 1,2%
Paraná Clube 44 para 42 - 4,5%
*em milhões de R$
Fonte: Itaú/BBA

Veja também:
Mercado da bola: veja as novidades desta sexta-feira (19)
Mercado da bola: veja as novidades desta sexta-feira (19)
Atlético-MG x Cruzeiro: escalações prováveis, como assistir, data e horário
Atlético-MG x Cruzeiro: escalações prováveis, como assistir, data e horário
Bragantino x Corinthians: escalações prováveis, como assistir, data e horário
Bragantino x Corinthians: escalações prováveis, como assistir, data e horário
Ídolo do Athletico tatua taça da Copa do Brasil que conquistou pelo clube em 2019
Ídolo do Athletico tatua taça da Copa do Brasil que conquistou pelo clube em 2019
participe da conversa
compartilhe
Encontrou algo errado na matéria?
Avise-nos
+ Notícias sobre Mauro Cezar Pereira
Athletico pagou caro por não ter estratégias. E foi goleado pelo Galo nas finais
Análise

Athletico pagou caro por não ter estratégias. E foi goleado pelo Galo nas finais

Muricy, o áudio vazado e a defesa da gestão inconsequente do Corinthians
Análise

Muricy, o áudio vazado e a defesa da gestão inconsequente do Corinthians

Alemanha e Inglaterra sofrem com os antivacina e o vírus volta forte ao futebol
Análise

Alemanha e Inglaterra sofrem com os antivacina e o vírus volta forte ao futebol