• Carregando...
Pronto, está escrito para o todo e sempre: pelo menos por um dia, Garrincha, sim, ele, FOI COXA-BRANCA.
Pronto, está escrito para o todo e sempre: pelo menos por um dia, Garrincha, sim, ele, FOI COXA-BRANCA. | Foto:

Volto com mais uma (são muitas) PEPITA DE OURO da fotografia de futebol do Paraná, do Brasil e, neste caso, do planeta Terra. Sem mais delongas: o dia em que Garrincha treinou no Coritiba. Algumas fotos inéditas mais de 45 anos depois.

Sim, você não leu errado.

Garrincha, aquele, bicampeão da Copa do Mundo (1958 e 62) pelo Brasil, talvez o maior ARTISTA que o esporte já conheceu, baluarte do chamado FUTEBOL MOLEQUE, o principal DIBRADOR desde a invenção do futebol pelos índios, o GÊNIO DAS PERNAS TORTAS vestiu o manto alviverde por uma tarde e bateu bola no Couto Pereira, lá em 1969.

Para a molecada que não está lendo o post porque está no Whatsapp e que, mesmo diante do maior número de hipérboles num só post sobre futebol não entendeu o significado da coisa, o homem de Pau Grande (uma pacata localidade em Magé, região metropolitana do Rio de Janeiro) foi uma espécie de Messi de sua época.

Era tão bom o camisa 7 do Botafogo que chegava a rivalizar com um jaqueta 10 do Santos chamado Pelé, uma espécie de Pelé da época. E eis que no dia 11 de julho de 1969, Garrincha, já aos 35 anos e com a carreira fortemente abalada pelo alcoolismo, pintou aqui por Curitiba.

E aí aposto que os sempre atentos e pró-ativos chatos das redes sociais e/ou a turma que não consegue enxergar um palmo adiante da paixão clubísticas pode querer menosprezar . Pra vocês, digo: não sejam assim.

Há duas versões para a passagem de Manuel dos Santos pelo Coxa. A primeira de que foi um convite de um jornalista muito ligeiro e bem relacionado. A outra, que se tratou de um chamado do presidente Evangelino Neves, o cognominado CHINÊS.

De certo, que o craque estava na cidade para acompanhar a esposa e cantora Elza Soares num show na capital. Além disso, tudo ocorreu às vésperas do jogo que deu o título estadual daquela temporada ao Alviverde, triunfo por 1 a 0 sobre o Água Verde.

Mas, vamos ao que interessa.

As fotos foram feitas por JOSÉ EUGÊNIO DE SOUZA e pertencem ao arquivo GRPCOM, NÃO PODEM SER REPRODUZIDAS SEM AUTORIZAÇÃO.

***ATENÇÃO: blogs, twitters etc especializados em história do futebol e assessorias de clubes, não custa conversar e dar o crédito, ok? Valorize o trabalho alheio, NÃO SEJA DESELEGANTE. 

**************** CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR***************

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]