• Carregando...
Zito com a camisa do Furacão em 1968.
Zito com a camisa do Furacão em 1968.| Foto:

Morreu o Zito e assim perdemos mais um daqueles tiozinhos que contam as melhores histórias sobre futebol que já ouvimos. E o ex-bigodinho fino lembrava algumas fantásticas, afinal, foi parceiro de Pelé, não do Édson, nos melhores tempos do Rei. 

Zito com a camisa do Furacão em 1968.

Zito com a camisa do Furacão em 1968.

E entre as boas histórias do bicampeão mundial (1958 e 62), certamente está uma passagem relâmpago pelo Atlético, em 1968. Já no início daquela temporada, numa das melhores loucuras do presidente Jofre Cabral e Silva, o Furacão entrou em campo para um amistoso com a Romênia com um verdadeiro time de GALÁTICOS.

Vestindo o manto rubro-negro estavam nada mais do que Bellini, Djalma Santos, Zito, Dorval e Pepe. Bellini, Djalma Santos e Pepe, como Zito, também bicampeões mundiais pelo escrete canarinho. E falar o nome de Dorval sozinho é estranho, pois o ponta-direita é aquele que você sempre ouve “Coutinho, Pelé, Dorval e Pepe”, a escalação do ataque do Santos nos anos 60, também conhecido como o maior  ataque da história do futebol mundial. 

Pepe, Bellini, Djalma Santos, Dorval e Zito: os galáticos do Atlético.

Pepe, Bellini, Djalma Santos, Dorval e Zito: os galáticos do Atlético.

Todos eram veteraníssimos (Zito, inclusive, havia acabado de se aposentar), mas, de certo, nunca na história do futebol paranaense um time reuniu tantos jogadores importantes vestindo a mesma camisa. No caso, a atleticana.

Agora, o melhor ainda é que o arquivo GRPCOM possui fotos do amistoso histórico. Daqui para frente, quando o seu pai, ou o seu avô, contar sobre aquele evento memorável lá de 1968 que ele assistiu após pular o muro da Vila Capanema, você poderá responder, para estupefação do dinossauro da bola, que VIU TUDO ISSO.

Para maiores informações sobre o combate com a Romênia, empate por 1 a 1, acesse.

As fotos pertencem ao arquivo GRPCOM, não podem ser reproduzidas sem autorização.

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]