Thumbnail

Desinfecção em Xinfang: reação rápida, enérgica e eficiente.

Felipe Zmoginski

Felipe é ex-head de marketing do gigante tech chinês Baidu e fundador da Inovasia, consultoria de negócios Brasil - Ásia.

Segunda onda de contaminação

Reação chinesa a novos casos de Covid-19 marca diferença com Ocidente

18/06/2020 15:52
Ele voltou. Após mais de 50 dias sem registrar um único caso novo de infecção por Covid-19 em Beijing, o vírus reapareceu. O caso foi descoberto esta semana quando trabalhadores do mercado de Xinfang, um centro de abastecimento de frutas e legumes, manifestaram sintomas da doença. Testados, 40 deles reagiram positivo para Covid-19.
Até aí, tudo normal. O vírus pode reaparecer em qualquer local que o tenha debelado anteriormente. Assim é a biologia, assim é a história das epidemias.
#mc_embed_signup{background:#fff; clear:left; font:14px Helvetica,Arial,sans-serif; width:100%;}
/* Add your own Mailchimp form style overrides in your site stylesheet or in this style block.
We recommend moving this block and the preceding CSS link to the HEAD of your HTML file. */
Destaco aqui, porém, o tipo de reação que o caso gerou no país.  Tão logo os 40 novos casos foram confirmados, 100 mil agentes de saúde foram enviados para os arredores de Xinfang. O bairro todo teve lockdown decretado. Mais de 7 mil condomínios de prédios foram totalmente fechados. Ninguém entra, ninguém sai.
Alguns cidadãos mais espertos, ao sentir que o lockdown aconteceria, fugiram de Xinfang antes que agentes de saúde fechassem as ruas. São agora procurados pela polícia e terão que dar explicações sobre por que agiram assim, colocando suas comunidades em risco.
Isolado, o bairro foi alvo de teste em massa. Mais de 90 mil pessoas foram testadas e aí outros 60 casos positivos foram descobertos. Todas os 100 pacientes estão isolados, em áreas de contenção. Nada de ficar em casa, onde poderiam tomar elevador, conviver com parentes... e disseminar o vírus.
Uma maldade? Uma reação cruel que tira a liberdade de seus cidadãos? Certamente esta é uma interpretação possível. Na China, porém, bem como em muitas nações da Ásia, o coletivo vale muito mais que o indivíduo. Os confinados de Xinfang não devem estar felizes com seu destino, mas quando voltarem às ruas, as encontrarão seguras. É esta mentalidade – sem juízo de valor – que fez o país de 1,4 bilhão de habitantes ter 4,6 mil mortos. No Ocidente, não paramos de empilhar cadáveres. Há quem faça troça, negue a quadratura do quadrado, a circunferência do círculo.
Se todos usássemos máscaras e respeitássemos o distanciamento social, não teríamos 8 milhões de infectados. Do mesmo modo, se todos usássemos preservativos, não haveria epidemia de AIDS. O fato objetivo é que nós, humanos, somos falíveis, imperfeitos, eventualmente preguiçosos em nosso compromisso com a própria saúde e de nossa comunidade. A atuação de uma liderança que organize a reação a ameaças é, portanto, definidora do sucesso ou fracasso no combate às crises.
No caso do Covid-19, os números não deixam dúvidas sobre vencedores e vencidos esta pandemia. Falam tão alto que a única reação possível é negá-los. É dizer que o quadrado não tem quatro lados.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão