Thumbnail

João Kepler

João Kepler é empreendedor que investe desde 2008. Premiado como melhor Investidor Anjo do Brasil pelo Startup Awards. É diretor na FIESP e na ASSESPRO; conselheiro na ACE, ANPROTEC e ACSP; apresentador do Reality Show [O ANJO Investidor]. Autor de vários livros e conselheiro da Gazeta do Povo.

Critique menos e faça mais

10 dicas para solucionar problemas, ao invés de reclamar deles

14/04/2021 20:26
Não é de hoje que eu digo que devemos estar perto de pessoas que buscam soluções e não problemas. Por incrível que pareça, existem pessoas que focam suas energias em apontar erros e problemas em tudo, ao invés de se preocuparem efetivamente em fazer “funcionar” e “dar certo”.
Na vida em geral, não é segredo para ninguém o quanto estamos sujeitos a imprevistos e o aparecimento de problemas. O ponto é o que você faz e como reage quando isso acontece. Você é da turma dos solucionadores ou dos que preferem valorizar o problema?
Claro, ainda existe um terceiro grupo neste contexto que é formado pelos “reclamões” de plantão. Como se lamentar resolvesse as coisas e não apenas as deixassem pior. Reclamar não é uma opção. Aponte sempre sugestões e soluções, critique menos e faça mais. O tempo que você perde reclamando é o mesmo tempo que poderia estar consertando ou tentando.
Se você faria melhor no lugar do outro, por que não aproveita para fazer estando no seu. Por isso, promova sempre o que te encanta, ao invés de atacar e criticar o que não te agrada. Aliás, quer um conselho? Não perca tempo dando conselhos a quem não quer receber conselhos.
Algumas dicas para se tornar um solucionador de problemas e deixar as reclamações de lado:

    Enquete

    As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

    Newsletter

    Receba todas as melhores matérias em primeira mão