Thumbnail

João Kepler

João Kepler é empreendedor que investe desde 2008. Premiado como melhor Investidor Anjo do Brasil pelo Startup Awards. É diretor na FIESP e na ASSESPRO; conselheiro na ACE, ANPROTEC e ACSP; apresentador do Reality Show [O ANJO Investidor]. Autor de vários livros e conselheiro da Gazeta do Povo.

Ciclo dos negócios

A metamorfose das startups

10/08/2020 21:23
Crescer é sinônimo de dor, de renúncias, de escolhas bem feitas e de respeito ao processo. Outro dia li um texto em inglês sobre a analogia da metamorfose da lagarta para borboleta as comparando com as startups. Isso me inspirou a escrever esse texto para refletirmos sobre os estágios e etapas empresariais.
No geral, filhotes parecem adoráveis: ​cachorrinhos e gatinhos são fofos. Bebês humanos são humanos gordinhos e em miniatura e assim por diante. Mas as borboletas "bebês" são lagartas. Eles são criaturas feias, semelhantes a vermes, que se arrastam lentamente, desesperadamente à procura de comida, e esperando não serem comidas. Quão estranho é que algo reconhecido como um símbolo universal de graça e beleza - a borboleta - comece a vida parecendo tão diferente? Se você não soubesse do processo, nunca imaginaria que um ser estava definido para se tornar o outro.
A forma de uma lagarta é uma maneira mais eficiente de as borboletas bebês desenvolverem todos os recursos necessários para atingir a idade adulta.
Assim como as lagartas não parecem capazes de se tornar borboletas, as startups não parecem capazes de se tornar negócios enormes. Em vez disso, eles começam suas vidas como pequenas e feias startups lutando para se alimentar e sobreviver. Eles sofrem enormes perdas. Eles têm alta rotatividade de colaboradores. Eles lutam para conseguir clientes. Seus concorrentes estão constantemente tentando engoli-los ou destruí-los. E esses são apenas alguns dos desafios que enfrentam. Claro, se eles de alguma forma amadurecerem até a idade adulta, serão elogiados e vistos como símbolos de sucesso, engenhosidade, empreendedorismo de sucesso, persistência e beleza empresarial. Mas eles precisam chegar lá e, como acontece com as lagartas, relativamente poucos conseguem.
E veja que interessante, continuando com o
exemplo, especificamente, no caso de lagartas, as qualidades que fazem com que
as lagartas sejam bem-sucedidas não se parecem com as qualidades que fazem com
que as borboletas sejam bem-sucedidas. Por exemplo, as lagartas precisam comer
muita comida e engordar. Eles convertem todo esse alimento na energia
necessária durante a fase de metamorfose que os transforma em borboletas.
Portanto, podemos avaliar a chance de uma lagarta se tornar uma borboleta
julgando sua circunferência e peso. Por outro lado, essas qualidades não seriam
ideais para uma borboleta. O mesmo vale para startups e empresas.
Não podemos avaliar o potencial sucesso de
startups usando os mesmos critérios que podemos utilizar para julgar os
negócios em que elas se tornarão. Ou seja, é preciso ter em mente de forma
muito clara que as características de cada fase são importantes e devem ser
respeitadas para que uma lagarta não morra antes da hora e tenha a chance de se
tornar a borboleta – com todas as características que a define como tal, que
pode ser. O mercado exige, antes de tudo, que processos e etapas sejam vencidos
no tempo certo – está é a evolução contínua que toda empresa deve buscar.
Mas essa é a magia desse mundo inovador e da nova economia. As condições de incertezas, cobranças, barreiras, desafios e muitos aprendizados, fazem parte natural do processo e da jornada de uma startup, mas tudo bem se é assim mesmo.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão