i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Nova Economia com João Kepler

Foto de perfil de Nova Economia com João Kepler
Ver perfil

Como entender os novos negócios e a nova economia, transformando a mentalidade do empresário da economia tradicional.

Ciclo dos negócios

A metamorfose das startups

  • João KeplerPor João Kepler
  • 10/08/2020 18:23
A metamorfose das startups
| Foto: Justin Docanto/Unsplash.

Crescer é sinônimo de dor, de renúncias, de escolhas bem feitas e de respeito ao processo. Outro dia li um texto em inglês sobre a analogia da metamorfose da lagarta para borboleta as comparando com as startups. Isso me inspirou a escrever esse texto para refletirmos sobre os estágios e etapas empresariais.

No geral, filhotes parecem adoráveis: ​cachorrinhos e gatinhos são fofos. Bebês humanos são humanos gordinhos e em miniatura e assim por diante. Mas as borboletas "bebês" são lagartas. Eles são criaturas feias, semelhantes a vermes, que se arrastam lentamente, desesperadamente à procura de comida, e esperando não serem comidas. Quão estranho é que algo reconhecido como um símbolo universal de graça e beleza - a borboleta - comece a vida parecendo tão diferente? Se você não soubesse do processo, nunca imaginaria que um ser estava definido para se tornar o outro.

A forma de uma lagarta é uma maneira mais eficiente de as borboletas bebês desenvolverem todos os recursos necessários para atingir a idade adulta.

Assim como as lagartas não parecem capazes de se tornar borboletas, as startups não parecem capazes de se tornar negócios enormes. Em vez disso, eles começam suas vidas como pequenas e feias startups lutando para se alimentar e sobreviver. Eles sofrem enormes perdas. Eles têm alta rotatividade de colaboradores. Eles lutam para conseguir clientes. Seus concorrentes estão constantemente tentando engoli-los ou destruí-los. E esses são apenas alguns dos desafios que enfrentam. Claro, se eles de alguma forma amadurecerem até a idade adulta, serão elogiados e vistos como símbolos de sucesso, engenhosidade, empreendedorismo de sucesso, persistência e beleza empresarial. Mas eles precisam chegar lá e, como acontece com as lagartas, relativamente poucos conseguem.

E veja que interessante, continuando com o exemplo, especificamente, no caso de lagartas, as qualidades que fazem com que as lagartas sejam bem-sucedidas não se parecem com as qualidades que fazem com que as borboletas sejam bem-sucedidas. Por exemplo, as lagartas precisam comer muita comida e engordar. Eles convertem todo esse alimento na energia necessária durante a fase de metamorfose que os transforma em borboletas. Portanto, podemos avaliar a chance de uma lagarta se tornar uma borboleta julgando sua circunferência e peso. Por outro lado, essas qualidades não seriam ideais para uma borboleta. O mesmo vale para startups e empresas.

Não podemos avaliar o potencial sucesso de startups usando os mesmos critérios que podemos utilizar para julgar os negócios em que elas se tornarão. Ou seja, é preciso ter em mente de forma muito clara que as características de cada fase são importantes e devem ser respeitadas para que uma lagarta não morra antes da hora e tenha a chance de se tornar a borboleta – com todas as características que a define como tal, que pode ser. O mercado exige, antes de tudo, que processos e etapas sejam vencidos no tempo certo – está é a evolução contínua que toda empresa deve buscar.

Mas essa é a magia desse mundo inovador e da nova economia. As condições de incertezas, cobranças, barreiras, desafios e muitos aprendizados, fazem parte natural do processo e da jornada de uma startup, mas tudo bem se é assim mesmo.

1 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 1 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • S

    Sergio Vianna

    ± 0 minutos

    Fui ao Vale em 1999. Voltei e fiquei empregado em uma Gigante. Tem várias maneira de sair do casulo. O modelo starup do Brasil não serve para o Mundo. E ainda o copiamos errado gerando muito mais frustração inaproveitável do que sucesso em massa!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.