Thumbnail

João Kepler

João Kepler é empreendedor que investe desde 2008. Premiado como melhor Investidor Anjo do Brasil pelo Startup Awards. É diretor na FIESP e na ASSESPRO; conselheiro na ACE, ANPROTEC e ACSP; apresentador do Reality Show [O ANJO Investidor]. Autor de vários livros e conselheiro da Gazeta do Povo.

Aprenda a se comunicar

5 dicas de comunicação para quem quer vender mais

16/07/2020 10:00
Saber se comunicar sempre foi um diferencial para quem sabe lidar com o público, seja ele formado por clientes, consumidores de conteúdo, de publicidade, e assim por diante. Para aqueles que já se deram conta de que postura, sintonia, objetividade e curiosidade são elementos essenciais para um bom vendedor, com certeza já saíram na frente no sentido de estarem preparados para o novo mercado e, consequentemente, novo consumidor. E atenção: todo mundo vende, e o tempo todo.
Muita gente ainda acha que técnicas e desenvoltura são necessárias apenas para quem lida com a venda diretamente dita, mas não: vendemos ideias, a nossa imagem. E em meio a tudo isso, uma coisa é certa: aprenda a se comunicar urgente. Quem fala bem vende muito mais.
Saber se comunicar é a chave para melhorar as vendas, sejam elas quais forem. Não se trata de apenas ser bom de lábia, mas de saber o que falar e quando falar. A chave de um relacionamento bem sucedido, seja na vida profissional ou em qualquer outra esfera das nossas vidas é a boa comunicação. Sim, estou tratando aqui o termo de forma mais abrangente mesmo. Quantas vezes, por falta de comunicação, cometem-se os mais diversos erros?
#mc_embed_signup{background:#fff; clear:left; font:14px Helvetica,Arial,sans-serif; width:100%;}
/* Add your own Mailchimp form style overrides in your site stylesheet or in this style block.
We recommend moving this block and the preceding CSS link to the HEAD of your HTML file. */
Perceba ainda que a boa comunicação depende de diferentes fatores, entre eles postura coerente e sintonia com o público. Neste sentido, aqui estão algumas dicas básicas que podem te ajudar a desenvolver melhor sua comunicação e domínio diante dos desafios diários que precisa enfrentar em sua rotina:
  • Foco e atenção: quando digo postura, esteja atento aos pequenos detalhes que fazem toda diferença. Um aperto de mão. Um desvio de olhar. Tudo isso também é comunicação! E são estes detalhes que vão ajudar a transmitir confiança, insegurança - todos nós, inconscientemente, podemos reconhecer e interpretar esses sinais, e isso impacta diretamente na tomada de decisão final.
  • Linguagem adequada: assim como se preocupar com o tom que dará a uma conversa podendo ser mais formal ou mais informal dependendo obviamente do contexto e público, ter consciência de adotar uma boa linguagem corporal é fundamental neste processo. Este ponto é tão importante que existem diversos cursos direcionados especificamente para esse tipo de treinamento que ensinam como se comunicar melhor por meio da linguagem corporal.
  • Conecte-se de verdade: pessoas conversam o tempo todo, mas será que estão se comunicando de verdade? Embora essa pergunta pareça paradoxal, o fato é que, na maioria dos casos, falar não é sinônimo de se comunicar. E o grande detalhe aqui é que, se duas pessoas não estão em sintonia, dificilmente podem chegar a mesma conclusão. Não tem como se comunicar com o cliente sem entrar em sintonia com ele de verdade.
  • Empatia gera resultado: e por falar em conexão real e atenção, procure descobrir quais são as necessidades do cliente, entenda os seus problemas e elabore respostas assertivas de acordo com a ocasião. Assim, sabendo como se comunicar bem com esse cliente especificamente, você conseguirá vender o que for e com qualidade e assertividade, que gera inclusive recorrência. 
  • Por fim, uma última dica tem a ver com uma importante característica: a objetividade. Em tempos de excesso de informações e acesso facilitado a serviços e produtos, seja o mais objetivo possível no sentido de mostrar o que você faz ou pretende fazer de forma clara e sincera. Bons comunicadores não dão muitas voltas e sabem exatamente onde pretendem chegar com um diálogo.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão