Thumbnail

Você espera por algo ou por alguém?

João Kepler

João Kepler é empreendedor que investe desde 2008. Premiado como melhor Investidor Anjo do Brasil pelo Startup Awards. É diretor na FIESP e na ASSESPRO; conselheiro na ACE, ANPROTEC e ACSP; apresentador do Reality Show [O ANJO Investidor]. Autor de vários livros e conselheiro da Gazeta do Povo.

Decisões

Espere menos dos outros e mais de você

01/09/2021 12:00
Você espera por algo ou por alguém? Acredito que boa parte dos leitores neste momento formularam em suas mentes um não como resposta, mas tem certeza? Pare para pensar em como tem conduzido suas ações, elas se dão em prol de decisões suas e uma visão clara disso ou você espera acontecer algo para se movimentar? Espera alguém fazer a parte dele para depois reagir ou começar a sua?
A questão é que muitas vezes deixamos ou dependemos de outros para dar vida aos nossos objetivos e sonhos, sempre esperando ou na esperança de alguém fazer algo (combinado ou não) e de certa forma a mais por nós. Isso muitas vezes não funciona e gera frustração.
Primeiro, porque o que é prioridade para você pode não ser para o outro. Segundo, que todo e qualquer caminho de sucesso deve ser trilhado por aquele que o almeja. Por mais que em um primeiro momento até exista uma indicação ou aquela “forcinha” de alguém, lembre-se de que ninguém se sustenta em uma posição favorável se não for bom suficiente para tal.
Saber equilibrar as expectativas e fazer projeções realistas: esse deveria ser o melhor caminho pra viver e conviver melhor. Quando você se dá conta disso, de que precisa focar em fazer sua parte e ponto, sem esperar que outras pessoas façam algo por você, o que vier será uma surpresa positiva, um complemento e não uma finalidade.
Eu ouvi isso outro dia: “Já esperei demais das pessoas, agora vivo esperando algo de mim.” Mas não se trata de exigir demais de você mesmo, mas é entender que depende de você, inclusive a decisão de não depender de ninguém. O comando é seu, é a sua mentalidade que vai fazer você sair de qualquer situação e vencer.
Percebe o quanto essa constatação é poderosa? Você tem que se atrever a ser você mesmo e seguir própria intuição, por mais esquisito ou estranho que possa se sentir ou vir a ser. Não se compare com os outros. Não desanime pelo progresso ou sucesso deles. Siga o seu próprio caminho e permaneça fiel à sua própria finalidade. O sucesso é, em última instância, viver a sua vida sendo feliz da sua própria maneira.
Por fim, nunca é demais lembrar que as pessoas raramente se comportam exatamente do jeito que você quer que elas se comportem. E este é mais um importante motivo para que você não deixe as decisões mais importantes da sua vida nas mãos de outra pessoa que não seja você, o único responsável por ela.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão