Thumbnail

O mantra “Feito é melhor do que perfeito” é baseado na afirmação do general americano George Patton.

João Kepler

João Kepler é empreendedor que investe desde 2008. Premiado como melhor Investidor Anjo do Brasil pelo Startup Awards. É diretor na FIESP e na ASSESPRO; conselheiro na ACE, ANPROTEC e ACSP; apresentador do Reality Show [O ANJO Investidor]. Autor de vários livros e conselheiro da Gazeta do Povo.

Mantra

Feito é melhor do que perfeito

04/03/2021 17:35
Com toda certeza em algum momento da sua vida você já escutou está afirmação. E sim, eu concordo que o feito é melhor que o perfeito, mas com uma ressalva: se for feito com prudência. Eu explico: apesar de priorizar a execução no começo, as melhorias precisam ser buscadas para tentar a perfeição (ou algo próximo a isso), assim que possível.
A famosa frase é baseada na afirmação do general americano George Patton, que durante a 2ª Guerra Mundial disse que “um bom plano executado rigorosamente agora é melhor que um plano perfeito executado na próxima semana”. E não à toa que a ideia central ainda hoje faça sentido. Perceba que muitos de nós temos a tendência de adiar, pensar exageradamente, buscar a perfeição.
O fato é que em uma boa parte das vezes, isso é só insegurança. No mundo atual dos negócios – impulsionados pelo mundo digital, onde um dia corresponde a um mês, adiar muitas vezes não é uma opção. O que temos visto, principalmente com as novas empresas nascentes, é que a busca pela perfeição deve ser uma construção diária e não uma finalidade como muitos ainda acreditam. Erros? Estes irão acontecer. E uma boa receita é sempre: admitir onde falhou, voltar, corrigir e seguir em frente.
Mas um alerta: é claro que isso não é uma desculpa para não ter atenção total na execução, avaliação e ajustes das ações. Mas sim um incentivo para realização, não só idealização. Principalmente no mercado de startups e empreendedorismo, o perfeccionismo pode ser um entrave para o avanço dos negócios. Se uma solução já pode ser oferecida e testada, não espere a versão final para fazê-lo, isso pode significar perda de oportunidades, e até mesmo mercado, dependendo do segmento de atuação.
Neste cenário, entenda que o feito sempre será melhor que o não feito. Não permita que o medo de falhar ou ainda o medo do julgamento te impeça de dar o primeiro passo e continuar avançando. O feito é melhor que o planejado e não executado, e, realmente, uma ideia não feita nunca será melhor que uma atitude, do que uma ação palpável e iniciada – pelo menos.
Perceba ainda que se torna infinitamente mais fácil corrigir ou aperfeiçoar o que já está rodando, em teste, em uso, do que tentar chegar a um resultado incrível final sem sequer um feedback real.
Por fim, note que o próprio conceito de perfeição que caracteriza um ser ideal que reúne todas as qualidades e não tem nenhum defeito, e designa uma circunstância que não possa ser melhorada, é praticamente impossível de ser alcançado. Afinal, cá entre nós, sempre haverão novas oportunidades, avanços e melhorias a serem feitas. Então não foque na perfeição, mas na realização.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão