Thumbnail

Empreendedores que investem em empreendedores

João Kepler

João Kepler é empreendedor que investe desde 2008. Premiado como melhor Investidor Anjo do Brasil pelo Startup Awards. É diretor na FIESP e na ASSESPRO; conselheiro na ACE, ANPROTEC e ACSP; apresentador do Reality Show [O ANJO Investidor]. Autor de vários livros e conselheiro da Gazeta do Povo.

Empreendedorismo

Give back: empreendedores que investem em empreendedores

16/07/2021 12:00
Perspectiva é definitivamente uma palavra de múltiplos significados, note que ela pode estar relacionada ao modo como se analisa determinada situação ou objeto. Mas pode ser também um ponto de vista sobre uma situação em específico, ou mais ainda, pode ser panorama do que se espera pela frente. Mas se tem uma coisa da qual não tenho dúvida é de que nada é mais rentável que investir em negócios. Inclusive no seu próprio negócio!
E sim, é possível colocar os dois chapéus, o de empreendedor e de investidor. Na verdade, faz todo sentido, afinal, quem melhor entende a linguagem e as dores de um empreendedor do que outro empreendedor?
E neste contexto, pode entrar também o give back, ou seja, o retorno. Na prática, isso quer dizer que alguns empreendedores que já cumpriram algumas etapas dentro do processo de empreender, devolvem para o próprio mercado e comunidades algumas ações, tais como orientações e até mesmo investimento.

Ciclo dos empreendedores

O ciclo e jornada de empreender compreende: desenvolver, manter, crescer e receber investimento, para depois vender o negócio e virar investidor. Claro que não é simples, mas acontece sim e perto da gente o tempo todo, basta olhar para os lados e perceber os movimentos dos empreendedores no mercado atual.
Justamente por estar atenta a essas transformações e apontamentos que a Bossanova Investimentos convidou empreendedores que alcançaram exits em suas startups para agora virarem investidores, aportarem smart money e colocar o skin in the game nas startups de outros empreendedores. Imaginem a inteligência embarcada neste projeto! Eles agora estarão sentados no comitê de decisão de investimentos nos projetos dos outros.
Sabemos que cada pessoa possui suas próprias características, sonhos, metas, desejos e objetivos. E também que cada um de nós possui uma diferente maneira de se sentir motivado. Mas uma coisa é certa: é importante comemorar e vibrar a cada nova conquista e superação.
Aproveitando este canal e espaço, fiz questão de destacar estes pontos para, principalmente, estimular quem talvez esteja desanimado ou que esteja pensando em desistir. O caminho não é fácil para ninguém, por trás de cada um destes resultados e exits tem embutido noites de sono perdidas, reuniões fora do horário comercial, madrugadas de leitura ou redação de artigos ou livro e por aí vai.
E quando se trata de empreender, cada vitória e cada degrau deve sim ser enaltecido, porque só quem vive esta realidade no Brasil entende o quão importante é manter-se no mercado. Portanto, continue, siga em frente. Quem sabe em breve você não será o novo membro deste comitê inspirador.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão