Thumbnail

Equilíbrio é fundamental no mundo dos negócios

João Kepler

João Kepler é empreendedor que investe desde 2008. Premiado como melhor Investidor Anjo do Brasil pelo Startup Awards. É diretor na FIESP e na ASSESPRO; conselheiro na ACE, ANPROTEC e ACSP; apresentador do Reality Show [O ANJO Investidor]. Autor de vários livros e conselheiro da Gazeta do Povo.

Foco

Manter o equilíbrio é fundamental no mundo dos negócios

22/07/2021 12:00
Você é uma pessoa equilibrada? Calma, antes de ficar bravo (a) com a minha pergunta e se munir de argumentos para mostrar o quão equilibrado você é na vida, meu foco aqui é mostrar que o equilíbrio, em seu sentido literal, é fundamental – para não dizer um dos fatores mais importantes – no mundo dos negócios.
Por definição, a palavra equilíbrio representa na física a condição de um sistema no qual as forças que atuam sobre ele se compensam, anulando-se mutuamente. Mas em sua aplicação mais ampla, equilíbrio significa também uma posição estável de um corpo, sem oscilações ou desvios.
Note que todos os dias há novos negócios nascendo e crescendo no mundo inteiro. Ainda sim, apenas uma parcela consegue escalar e manter seu crescimento constante. O que percebi nesses anos de estrada é que os empreendimentos que prosperaram de alguma forma, independentemente do objetivo de cada um, tinham em comum este fator – o equilíbrio, a constância, a não oscilação ou perda de foco.
Fato é que o mundo dos negócios exige um equilíbrio que nem todos apresentam (não adianta uma pessoa achar que é equilibrada, ela precisa ser coerente consigo mesma e são suas atitudes e ações que vão ou não comprovar seu autocontrole) e ele precisa estar localizado entre o conhecimento, a esperteza, a autoridade, a sabedoria, a simplicidade e o trabalho. Fracassar em algum desses pontos pode custar um sonho e um empreendimento.
Uma dica que pode ajudar a encontrar este equilíbrio desejado está em manter-se centrado e lembrar de onde veio e para que veio. Isso pode te ajudar a se manter firme na estrada em meio ao turbilhão de emoções que somos submetidos e desafios diários, sem perder o rumo em direção ao que você almeja como sucesso.
E nunca é demais lembrar que, por outro lado, pessoas cheias de certezas, sem compaixão e com ego inflado, normalmente fracassam em algum ponto da jornada. Certamente porque deixaram de equilibrar e perceber o que realmente importa.
Por fim, meu último conselho neste sentido é que você busque manter-se atento aos pequenos sinais e não se permita deixar levar pela sede de sucesso por meios duvidosos e que não vão de encontro ao seu propósito. A hipocrisia e a incoerência são inimigas dos bons negócios e da própria evolução pessoal em si. E a falta de equilíbrio na sua vida pode te levar a lugares indesejáveis e de difícil retorno. Pense nisso e esteja atento aos sinais.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão