• Carregando...
“Aprender a se proteger, seja no mundo dos negócios ou na vida, faz parte do processo de evolução.”
“Aprender a se proteger, seja no mundo dos negócios ou na vida, faz parte do processo de evolução.”| Foto: Pexels.

Em diferentes fases da vida, não são poucas vezes que resolvemos nos aconselhar com alguém, dividir conquistas e até mesmo mostrar algo que temos e consideramos valioso. Sim, de fato, essa prática não deveria, em tese, representar nenhum problema.

Mas, infelizmente, nem todas as pessoas pensam e agem como você. E a partir do momento que você entende isso, tudo começa a fazer mais sentido em relação a se manter mais “na sua” e compartilhar apenas o que realmente é necessário e com as pessoas certas. 

Não conte seus segredos para ninguém e nunca confie ingenuamente nos outros. Para de contar suas próximas jogadas, poucas pessoas torcem genuinamente por você. Da mesma forma, fuja e fique longe de fofoca e de gente fofoqueira, até porque no final das contas, pode "sobrar" pra você.

Mas se você for a pessoa do outro lado, que ouve os segredos, as notícias dos outros e que gosta de "falação", te aconselho a pelo menos ajustar seu achômetro, consertar seu opinômetro e reduzir drasticamente seu nível de venenômetro.

Bom, voltando ao assunto central, minha dica hoje se dá em função do fato de que ao compartilhar sonhos, projetos, ideias, planos ou até mesmo próximos passos, damos aos outros a chance de “estragar” o que se quer aconteceu. Pode até parecer meio estranho para alguns leitores mas acredite: por trás de alguns tapinhas nas costas, sorriso no rosto e palavras de apoio e aprovação, também existem a inveja, orgulho ferido e até mesmo maldade, daqueles que se incomodam com outras pelo simples fato de que elas são realizadoras e colhem resultados incríveis.

Minha sugestão, então, é que você saiba com quem falar e o que falar. Nem tudo precisa ser compartilhado com todos e, caso seja realmente necessário, saiba como fazer. Aprender a se proteger, seja no mundo dos negócios ou na vida, faz parte do processo de evolução. 

Note que as pessoas mais sábias e bem sucedidas são aquelas que menos se expõe e que sabem valorizar o sabor de cada conquista como deve ser. Se você estiver se adaptando e já entendeu que este é o melhor caminho, separei algumas dicas simples caso sinta uma vontade enorme de falar sobre você.

Pergunte-se antes:

  • Realmente preciso compartilhar este desejo com as pessoas? O que elas vão agregar a ele?
  • Estou fortalecido e convicto o bastante para compartilhar esta ideia/projeto de forma que independente da reação das pessoas sustentarei minha opinião?
  • Realmente acredito e confio nesta pessoa para me abrir com ela de forma a revelar meu interior? 
  • Meus sonhos e projetos são maiores do que as dúvidas dos outros?
  • E se você canalizar essa energia para continuar fazendo, com foco, ao invés de parar para compartilhar?
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]