i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Nova Economia com João Kepler

Foto de perfil de Nova Economia com João Kepler
Ver perfil

Como entender os novos negócios e a nova economia, transformando a mentalidade do empresário da economia tradicional.

Comportamento do consumo digital

Os cinco pilares para atrair a atenção do consumidor digital

  • Por João Kepler
  • 28/08/2020 12:12
Os cinco pilares para atrair a atenção do consumidor digital
| Foto: Morning Brew/Unsplash

Nos últimos meses, boa parte das empresas tidas como tradicionais se depararam com um enorme desafio que se deu em função da necessidade vital de adaptação do negócio para sobreviver ao mercado e ingressar no universo digital. O que muitas talvez ainda não tenham entendido é que se você quer vender no digital é preciso entender a necessidade e o comportamento do consumidor hoje em dia.

Neste sentido, são cinco pilares que fundamentam esta relação e que podem ser melhor compreendidos com a imagem abaixo. Esses atributos (recomendação, entretenimento e comunidade) refletem (ou deveriam refletir) a preocupação de quem está do outro lado oferecendo um serviço e/ou produto para os novos consumidores. Só assim é possível atrair a atenção dos seus clientes e gerar interatividade, fidelização e recompra, além do valor para o dinheiro do cliente.

Valor

Para começar, o mais importante é o que vem antes: o valor que você gera, entender preventivamente a necessidade ou suprir a DOR de quem precisa comprar. Seu serviço ou produto atrai a atenção do consumidor de forma genuína? O valor é princípio orientador que reflete a necessidade do consumidor. Portanto é o elemento inicial e amplo da abordagem deste comportamento do consumo digital.

Recomendação

A recomendação é a sensação de "serendipidade", de antecipação, de “uau, não esperava por isso!” que acontece muitas vezes no mundo físico nas lojas presenciais.

Em vez de presumir que o comprador sabe o que está procurando de antemão ou de apenas deixar ele te perguntar ou procurar em uma barra de buscas, é preciso se antecipar e recomendar. Até porque nem sempre o comprador tem uma ideia clara de qual produto está procurando especificamente. Se você estudar os hábitos de compras, pode até fazer uma análise prévia e surpreendê-lo positivamente.

Entretenimento

Trata-se da medida em que fornece um estímulo ao usuário de forma contínua e previsível, ao mesmo tempo em que envolve um senso de novidade e realização em relação a como esse estímulo será aplicado. Tem muitas formas de promover a camada entretenimento, pode ser um jogo, oferecer um vídeo, uma enquete, uma informação e por aí vai.

Chamar a atenção e envolver o seu cliente para que ele fique mais tempo com você ou volte sempre. A ideia é promover um hábito e se relacionar para que o cliente perceba que a sua preocupação não é só com a venda em si. Você já jogou no app de delivery enquanto aguardava a chegada da sua comida? Pois é esse é um exemplo desse modelo.

Comunidade

Compradores compartilham suas experiências de compra e informações de produtos e serviços com seus amigos, família. Criar uma comunidade em torno da sua marca ou propósito é essencial para engajar o cliente com base na sensação de pertencimento. O objetivo é ter uma rede de amigos para que eles possam compartilhar ativamente nas redes sociais, seja por um preço atrativo, por disponibilidade, por amor ou também por uma compra conjunta para baratear o preço. Este recurso interativo também transforma as compras online em uma experiência divertida e interativa.

Interatividade

O comportamento em relação ao consumo digital segue uma lógica de “produtos em busca de pessoas” e não de “pessoas procurando por produtos”, que é um modelo mais adequado nos dias de hoje, onde temos uso massivo de celulares. Isso significa que os negócios aprendem com o comportamento de seus clientes, o que revela preferências e facilita a personalização da experiência e gera a interatividade contínua. É óbvio que a experiência de compra continua valendo, mas é menos esse aspecto e mais a interação direta, sem a sensação de intermediários, mais relacionamento, preço e, principalmente, solução (por resolver as necessidades dos compradores em todos os sentidos).

Perceba que o comportamento do consumo digital é de certa forma muito similar ao comportamento e a experiência de compra no offline. Nós humanos ansiamos por uma experiência mais humana no mundo digital.

É claro que faltam desenvolver muitos aspectos para isso, até por isso, estamos muito longe ainda de deixarmos de ter lojas físicas, afinal, para essa substituição será necessário um contínuo avanço na tecnologia. No entanto, fica a certeza de que a integração dos recursos de recomendação, entretenimento e envolvimento da comunidade, já é o primeiro passo nessa direção porque é capaz de simular muitos dos aspectos mais agradáveis das compras no mundo físico com a praticidade do mundo digital.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.