Thumbnail

Quem são as pessoas à sua volta?

João Kepler

João Kepler é empreendedor que investe desde 2008. Premiado como melhor Investidor Anjo do Brasil pelo Startup Awards. É diretor na FIESP e na ASSESPRO; conselheiro na ACE, ANPROTEC e ACSP; apresentador do Reality Show [O ANJO Investidor]. Autor de vários livros e conselheiro da Gazeta do Povo.

Relações

Quem são as pessoas à sua volta?

25/12/2021 13:15
Tão importante quanto dar atenção à nossa formação, escolhas e condutas, é observar como as nossas referências e pessoas que nos cercam lidam com estes pontos também. Já falei sobre o tipo de pessoa "caranguejo", aquela que não consegue ver ninguém subindo que já quer logo puxar para baixo, tal qual um caranguejo em um cesto aberto.
Mas essas são visíveis, o problema é quando você não se dá conta de que está em um meio, ou segue uma pessoa, que além de não agregar ainda pode atrapalhar e influenciar suas percepções e visão da vida.
Pense um pouco, em alguma época da sua vida, que se tornou uma pessoa mais estressada ao conviver com pessoas estressadas? Ou viu sua opinião política ficar mais e mais parecida com a de seus amigos?
Um estudo publicado na Psychological Review mostrou que nossos círculos sociais também podem influenciar a forma como enxergamos o mundo. E essa influência pode ter efeitos aparentemente contraditórios: você pode pensar que a maioria das pessoas têm as mesmas opiniões políticas que as suas, mas também pode achar que sua forma de ver as coisas é única. Ou então pode achar que é mais ou menos privilegiado do que o resto do mundo, dependendo de como a sua vida se compara com a das pessoas do seu grupo.
Assim, tendemos a achar que ninguém mais tem conseguido manter um relacionamento sério, caso nossos amigos estejam todos solteiros ou terminando seus namoros. Ou podemos acreditar que certo tipo de doença é muito mais comum do que de fato é, caso acometa várias pessoas do mesmo círculo.
Percebe o quanto é importante refletir sobre isso e escolher de forma consciente as pessoas que estão do seu lado e dividem as suas experiências com você?
Neste sentido, a minha dica de hoje é: tente ao máximo ter referências e amigos próximos que te inspirem, te ajudem a ampliar seus pensamentos e sua visão do mundo como um todo.
Mas cuidado, ainda vale outra observação. Se essa orientação virar imposição e/ou correções ofensivas, isso pode te deixar mal. Ligue o alerta com essa “amizade”, pois ela vai te desmotivar e tirar seu foco daquilo que importa de uma forma negativa.
Além disso, quando a gente estabelece relações saudáveis, tudo ao redor parece fluir neste mesmo sentido, do que é bom, leve e natural. Não há nada mais gostoso do que estar com pessoas que sempre têm algo a acrescentar em sua vida – de forma sincera, positiva e que vai te estimular a ser uma pessoa melhor, dia após dia de convivência.
Pense nisso, quem tem dividido sua jornada com você?

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão