Thumbnail

João Kepler

João Kepler é empreendedor que investe desde 2008. Premiado como melhor Investidor Anjo do Brasil pelo Startup Awards. É diretor na FIESP e na ASSESPRO; conselheiro na ACE, ANPROTEC e ACSP; apresentador do Reality Show [O ANJO Investidor]. Autor de vários livros e conselheiro da Gazeta do Povo.

Dicas de carreira

O perigo de se tornar um satisfeito acomodado

11/01/2021 12:12
Você já se deu conta de que aquele que está muito satisfeito e acomodado tem dificuldades para criar e inovar? Mais do que isso: ser feliz não é se acomodar! Insatisfação e incômodo, no bom sentido, transformam vidas. Muitas pessoas acabam se iludindo ao achar que o sucesso de ontem garantirá sua continuidade no futuro. Cuidado para não se tornar um satisfeito acomodado!
Entendo a
zona de conforto como sendo um conjunto de comportamentos que nos levam a ficar
acomodados, mesmo em momentos difíceis ou em situações que exigem mudanças. E
por isso, não preciso dizer o quanto ela se torna perigosa, né? Mas estes
comportamentos podem aparecer também quando tudo vai bem causando a falsa
sensação de que nada precisa mudar. E deixar tudo “como está” também é uma
decisão que cobrará o preço mais tarde de quem a tomou.
Quando isso acontece, quem está na zona de conforto geralmente se sente satisfeito com a rotina, aceitando as situações do jeito em que elas se encontram, desejando que assim permaneça por muito tempo.
Desse modo, cabe aqui dizer que zona de conforto então nada mais é do que a falta de ação, é ter ou não consciência de onde você está sem que faça absolutamente nada para modificar sua atual situação.
Quem me acompanha sabe que eu não paro. Mesmo antes de finalizar um projeto, já estou pensando ou trabalhando em outro. Entendo que assim, ao iniciar a busca pelo novo, torno constantemente possível mudar alguns aspectos da minha própria realidade ao enfrentar diferentes desafios e situações.
Com isso, é possível atingir uma maior autoconfiança, melhor autoestima, desenvolvimento pessoal e profissional, entre outros benefícios significativos.
Mas isso
se trata ainda de um processo, de autoconhecimento e ações conscientes. De
maneira geral, quando estamos acomodados, há um motivo para isso. Portanto,
passa a ser fundamental perceber quais são as principais causas para você estar
tão acomodado na sua zona de conforto.
Uma boa dica neste sentido é perguntar a si mesmo o que está o impedindo de mudar ou que te aprisiona no seu estilo de vida atual, mesmo que os resultados do momento lhe agradem. Não dá para ficar estagnado.
Tente identificar os medos ou crenças que te impedem de evoluir, de experimentar novas oportunidades, de fazer as coisas de uma maneira diferente.
Nunca se esqueça de que a evolução precisa ser constante. Se tudo muda a todo momento, por que você permaneceria o mesmo ao longo do tempo?

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão