Thumbnail

Um empreendedor não deve resistir a mudanças

João Kepler

João Kepler é empreendedor que investe desde 2008. Premiado como melhor Investidor Anjo do Brasil pelo Startup Awards. É diretor na FIESP e na ASSESPRO; conselheiro na ACE, ANPROTEC e ACSP; apresentador do Reality Show [O ANJO Investidor]. Autor de vários livros e conselheiro da Gazeta do Povo.

Empreender não é só glamour

A única certeza que temos é a mudança

14/05/2021 13:00
Se tem uma coisa que a Nova Economia tem nos mostrado nos últimos anos é que, neste momento da história, a única certeza que temos é: a mudança tem se tornado cada vez mais rápida e inevitável.
E antes de se apavorar com tal constatação, tenha calma! Isso é uma boa notícia, e você pode usar todas essas transformações a seu favor e evoluir junto com elas.
Empreender não é apenas glamour. Boa parte dos empreendedores que conheço já teve uma jornada cheia de altos e baixos. E por diferentes motivos, claro, eventualmente entenderam também que a única certeza que temos é a mudança.
Não existe sucesso que dure uma vida inteira ou fracasso que não possa ser superado. As coisas mudam, pessoas mudam e cenários também.
E acredite, todos nós passamos por momentos difíceis. No entanto, alguns passam melhor por esses momentos difíceis do que outros. Então, qual é o segredo?
Existem modelos para diminuir a taxa de erros e aumentar a produtividade e performance de qualquer empreendedor. Temos hoje várias formas de nos manter informados e de nos preparar para desafios que outros já passaram, inclusive conhecendo experiências que eles compartilharam até aqui.
Mas eu diria que uma das principais características
que é preciso desenvolver hoje para sobreviver no mercado é a “resiliência”. Isso
nada mais é do que a aceitação das mudanças sem resistência. Se algo aconteceu diferente
do que você planejou, ok, a questão é: o que fazer com isso?
Não existe melhor professor do que a prática. Você tem errado com que frequência?
Acredito que, para um empreendedor, não existe escola melhor que a vida. Experimentar as frustrações é o que nos prepara. Nunca vi ninguém sair mais fraco depois de resolver um grande problema ou enfrentar uma dificuldade real.
Se as mudanças estão se tornando cada vez mais comuns, aprenda a abraçá-las e a se tornar mais fortes e com elas.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão