i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Nova Economia com João Kepler

Foto de perfil de Nova Economia com João Kepler
Ver perfil

Como entender os novos negócios e a nova economia, transformando a mentalidade do empresário da economia tradicional.

Valuation

Você sabe calcular quanto vale sua startup?

  • João KeplerPor João Kepler
  • 14/09/2020 15:44
Você sabe calcular quanto vale sua startup?
| Foto: Kelly Sikkema/Unsplash

Calcular o valor de um negócio está longe de ser uma tarefa fácil. Por isso, existem no mercado tantos métodos — ou até mesmo especialistas — que se dispõem a avaliar empresas em sua totalidade, com bens tangíveis e intangíveis. E para ajudar a desmistificar o valuation e torná-lo mais acessível a todo o ecossistema empreendedor brasileiro que eu decidi lançar meu próprio método: o Método JK.

Atualmente, existem diferentes metodologias, tais como fluxo de caixa descontado, venture capital, avaliação de fatores de risco, método Berkus, terminal value, Scorecard, First Chicago, negociações comparáveis, valor contábil, entre outros. Elas são empregadas utilizando variados parâmetros: margens operacionais, índices de liquidez, performances históricas, projeções e expectativas futuras, múltiplos de ebitda e etc.

Neste sentido, o Método JK propõe uma análise simples, porém completa, principalmente para startups nos estágios de aceleração, anjo, pré-seed e seed. Se avaliar empresas maduras, para as quais dispomos de quase todas essas informações, já não é apenas uma ciência exata e depende também do know-how do avaliador: como avaliar uma startup que normalmente possui um histórico muito limitado e por vezes sequer tem receitas?

Para fazer o valuation das startups, são utilizados os valores baseados em resultados, projeções, na necessidade de investimento, nos fatores técnicos, de risco e de sucesso. A ferramenta criada aprende com ainda com os resultados e de acordo com sua própria assertividade vai aperfeiçoando o sistema através de inteligência artificial. O Método JK consiste em um conjunto de dados inseridos em quatro blocos: overview, financials, scorecard e risks.

É uma abordagem muito mais abrangente comparada ao método tradicional de venture capital, por exemplo, que depende muito da visão, do estágio e da tese do investidor. São avaliados de forma qualitativa vários aspectos de um negócio, trazendo uma abordagem ampliada para a precificação de uma startup. É praticamente uma consolidação de todos os métodos, sendo aplicável para uma startup brasileira nos estágios iniciais.

Sendo assim, a estimativa de valuation final apontada pelo Método JK é baseada em cada aspecto e dados inseridos que resultam em um cálculo interno levando em consideração pontuações, múltiplos, médias, critérios com seus respectivos pesos, indicadores e comparáveis das startups investidas por mim. A margem de erro de até 10% para mais ou para menos, com seus respectivos pesos.

Lembrando que o valuation de uma startup representa o preço que algum investidor de risco está disposto a pagar para participar de um retorno futuro e incerto, quanto menos distante e menos incerto for essa possibilidade de retorno e quanto mais claro for os seus números, seus resultados e suas perspectivas, mais racional será o seu valuation e maiores serão as suas possibilidades de conseguir investidores. Simples assim.

Se você for empreendedor, pode usar esta ferramenta para identificar quanto vale a sua startup e se preparar para o fundraising. Se for investidor, pode usá-la para avaliar startups e analisar melhor as oportunidades de negócio.

A ferramenta já passou por validação de cem especialistas e fundadores com um índice de acertos em 85%. Com isso já melhoramos e calibramos o sistema. Agora estamos na segunda fase que é um pouco mais ampla. Acesse agora a ferramenta gratuita e fase de testes.

1 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 1 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • M

    Mauricio B.

    ± 8 dias

    Muito legal!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso