Thumbnail

João Kepler

João Kepler é empreendedor que investe desde 2008. Premiado como melhor Investidor Anjo do Brasil pelo Startup Awards. É diretor na FIESP e na ASSESPRO; conselheiro na ACE, ANPROTEC e ACSP; apresentador do Reality Show [O ANJO Investidor]. Autor de vários livros e conselheiro da Gazeta do Povo.

Valuation

Você sabe calcular quanto vale sua startup?

14/09/2020 18:44
Calcular o valor de um negócio está longe de ser uma tarefa fácil. Por isso, existem no mercado tantos métodos — ou até mesmo especialistas — que se dispõem a avaliar empresas em sua totalidade, com bens tangíveis e intangíveis. E para ajudar a desmistificar o valuation e torná-lo mais acessível a todo o ecossistema empreendedor brasileiro que eu decidi lançar meu próprio método: o Método JK.
Atualmente, existem diferentes metodologias, tais como fluxo de caixa descontado, venture capital, avaliação de fatores de risco, método Berkus, terminal value, Scorecard, First Chicago, negociações comparáveis, valor contábil, entre outros. Elas são empregadas utilizando variados parâmetros: margens operacionais, índices de liquidez, performances históricas, projeções e expectativas futuras, múltiplos de ebitda e etc.
Neste sentido, o Método JK propõe uma análise simples, porém completa, principalmente para startups nos estágios de aceleração, anjo, pré-seed e seed. Se avaliar empresas maduras, para as quais dispomos de quase todas essas informações, já não é apenas uma ciência exata e depende também do know-how do avaliador: como avaliar uma startup que normalmente possui um histórico muito limitado e por vezes sequer tem receitas?
Para fazer o valuation das startups, são utilizados os valores baseados em resultados, projeções, na necessidade de investimento, nos fatores técnicos, de risco e de sucesso. A ferramenta criada aprende com ainda com os resultados e de acordo com sua própria assertividade vai aperfeiçoando o sistema através de inteligência artificial. O Método JK consiste em um conjunto de dados inseridos em quatro blocos: overview, financials, scorecard e risks.
É uma abordagem muito mais abrangente comparada ao método tradicional de venture capital, por exemplo, que depende muito da visão, do estágio e da tese do investidor. São avaliados de forma qualitativa vários aspectos de um negócio, trazendo uma abordagem ampliada para a precificação de uma startup. É praticamente uma consolidação de todos os métodos, sendo aplicável para uma startup brasileira nos estágios iniciais.
Sendo assim, a estimativa de valuation final apontada pelo Método JK é baseada em cada aspecto e dados inseridos que resultam em um cálculo interno levando em consideração pontuações, múltiplos, médias, critérios com seus respectivos pesos, indicadores e comparáveis das startups investidas por mim. A margem de erro de até 10% para mais ou para menos, com seus respectivos pesos.
Lembrando que o valuation de uma startup representa o preço que algum investidor de risco está disposto a pagar para participar de um retorno futuro e incerto, quanto menos distante e menos incerto for essa possibilidade de retorno e quanto mais claro for os seus números, seus resultados e suas perspectivas, mais racional será o seu valuation e maiores serão as suas possibilidades de conseguir investidores. Simples assim.
Se você for empreendedor, pode usar esta ferramenta para identificar quanto vale a sua startup e se preparar para o fundraising. Se for investidor, pode usá-la para avaliar startups e analisar melhor as oportunidades de negócio.
A ferramenta já passou por validação de cem especialistas e fundadores com um índice de acertos em 85%. Com isso já melhoramos e calibramos o sistema. Agora estamos na segunda fase que é um pouco mais ampla. Acesse agora a ferramenta gratuita e fase de testes.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão