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João Kepler

João Kepler é empreendedor que investe desde 2008. Premiado como melhor Investidor Anjo do Brasil pelo Startup Awards. É diretor na FIESP e na ASSESPRO; conselheiro na ACE, ANPROTEC e ACSP; apresentador do Reality Show [O ANJO Investidor]. Autor de vários livros e conselheiro da Gazeta do Povo.

Marketing de atenção

Você sabe prender a atenção do seu consumidor?

10/09/2020 13:32
Começo o texto de hoje afirmando que, se você conquistar a atenção das pessoas, você pode conseguir honestamente o que quiser. Como? Se interessando genuinamente pelos os que os outros estão dizendo, não somente pelo o que você quer dizer.
Não é difícil constatar que vivemos uma inversão dos valores em alguns aspectos, principalmente quando se trata de conquistar novos clientes ou um contrato desejado. Muitos especialistas e/ou empresas se posicionam como solucionadoras, preocupadas com a sociedade e com seu público. Mas será mesmo?
Quantas pessoas e empresas você conhece realmente vivem seu propósito de forma coerente, buscando ouvir e entender o outro lado?
Não é segredo para ninguém que, hoje em dia, existe uma série de estratégias que podem ser desenvolvidas para prender a atenção do consumidor por meio de um conjunto de ações específicas e precisas de marketing, incluindo o Marketing de Atenção. Mas, com a transformação digital, veio também o perigo de alcançar grandes massas, mas não falar de verdade com ninguém. As pessoas do outro lado sabem quando a comunicação é automática, massiva, generalizada. E, assim, não se alcança a atenção de ninguém.
Note que o mundo digital tem garantido um grande poder aos receptores das mensagens: o acesso facilitado a diversas informações sobre qualquer assunto ou tema. Assim, a tarefa de prender a atenção de alguém com uma mensagem que está tentando transmitir se tornou mais complicada e, por isso, é preciso pensar em estratégias não apenas de marketing, mas também de atenção real.
Dessa forma, é fundamental estruturar suas campanhas a partir de estratégias que estejam adaptadas ao novo comportamento do consumidor, que foquem em oferecer mensagens mais precisas e, principalmente, que se importem de verdade com quem vai recebê-las. Este é o ponto: muitas pessoas e marcas não entenderam ainda que não se trata mais simplesmente de números e prospecção contínua, mas de conseguir se comunicar da forma certa e ouvir quem realmente importa para que seu negócio permaneça no mercado.
O Marketing de Atenção tal qual o conhecemos foi criado pelo inglês Steve Jelley em 2012, e se baseia na necessidade de as empresas colocarem algumas ações em prática para conseguir prender a atenção do consumidor, de forma que o conteúdo, o contexto e, é claro, os negócios, possam caminhar juntos. Ou seja: produzir conteúdo realmente relevante para o seu público dentro de um determinado contexto (nicho ou recorte) de forma que a segmentação resulte em uma comunicação mais assertiva e, consequentemente em negócios.
Ao se importar de verdade e tentar se colocar no lugar do outro, as chances de acertar aumentam consideravelmente e ajuda a evitar uma das ações mais comuns na atualidade que é não se identificar e se sentir prestigiado e procurar por outro conteúdo, outra marca, outra solução.

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