Gastronomia Disruptiva

Um brinde à inovação

10/12/2021 14:20
Thumbnail
Inovação é uma palavra que está sempre em alta. Afinal, sempre precisamos nos reinventar, não é mesmo? Por isso, resolvemos fazer uma listinha pra compartilhar com vocês de lugares que conseguiram realmente incorporar em seu menu a palavra inovação. São restaurantes que se superam a cada dia e surpreendem o público com sua cozinha autoral e criativa.
Tem algum lugar que você lembra que é assim? Que você provou algo inesquecível, um prato que jamais saiu da sua cabeça, uma combinação que nunca havia provado antes ou uma apresentação impecável? Eu separei alguns pra gente!
Obst., por Lênin Palhano, combinação surpreendente de sabores.
Obst., por Lênin Palhano, combinação surpreendente de sabores.
O restaurante Obst., do chef Lênin Palhano, com certeza é um dos primeiros dessa lista, um dos restaurantes mais autênticos e diferentes que temos na nossa capital. Lá, você consegue experimentar sabores que nunca provou antes, combinações inusitadas que você jamais conseguirá reproduzir em casa. Comemos com os olhos do início ao fim, aprendemos a entender e a nos interessar por tudo que vai naquele alimento que está no prato. Eu amo!
Punk Cuisine, aberto recentemente, traz cardápio criativo e contemporâneo.
Punk Cuisine, aberto recentemente, traz cardápio criativo e contemporâneo.
O Punk Cuisine vem na mesma pegada, é icônico e singular. Vem pra quebrar paradigmas e mostrar que uma acelga na churrasqueira pode ser, sim, uma das melhores coisas que você já experimentou na vida, pela sua simplicidade e pela execução perfeita. Foi um dos restaurantes mais extraordinário que já fui, com pratos inesquecíveis.
Ainda nessa pegada, temos restaurantes consagrados na nossa cidade, como o Manu, da chefe Manu Buffara, eleita recentemente a 21ª melhor chef do mundo no The Best Chef Awards e destaque constante em outras premiações internacionais.
Temos também o Pocotapas, que é famoso pela sua cozinha molecular, como a caipirinha e a sobremesa bafo de dragão. Enquanto a caipirinha é servida em uma colher com os ingredientes em texturas inesperadas, a pipoca congelada em nitrogênio líquido chama atenção por liberar vapor ao morder.
E, pra finalizar, dois lugares que vêm dando o que falar são o Restaurante Igor, do Chef Igor Marquesini, e o ASU, do chef Danilo Takigawa, que abriu esse ano, mas já vem sendo bastante elogiado.
Tenho certeza de que se você já visitou um desses lugares, você sabe do que estou falando. São restaurantes memoráveis. Mas vá a com um olhar diferente, para além comida, apreciando a beleza, os novos e inusitados sabores, a técnica, a criatividade e o talento dos chefs.