• Carregando...
Cabeça coçando? Pode ser piolho.
| Foto:

Fim de tarde, hora de pegar as crianças na escola. Você chega em casa e vai olhar a agenda do seu filho quando lê o recado:
“Verifique a cabeça do seu filho pois estamos com caso de piolho em criança na sala de aula”.
E agora, o que fazer?
Existem muitos mitos e perguntas acerca do piolho (e também um pouco de vergonha por parte dos pais).

piolho

O piolho é um inseto (causador da Pediculose) que infesta os cabelos humanos, se reproduz com rapidez e provoca coceira e desconforto. A cabeça coça pois ocorre uma irritação no local aonde o piolho pica o couro cabeludo (ele se alimenta de sangue).

Piolho não escolhe idade, raça ou classe social. Piolho não escolhe se a pessoa é rica ou pobre. Todos podem pegar piolho, principalmente crianças em idade escolar. Isto porque o piolho é transmitido pelo contato direto de uma pessoa com a outra e o contato entre crianças é muito mais próximo e pessoal do que entre os adultos.
O piolho pode sobreviver cerca de 2 dias fora do couro cabeludo. Desta forma, a transmissão pode ocorrer também pelo uso de chapéu, bonés, escovas e pentes contaminados.

A lêndea não é a fêmea do piolho e sim o seu ovo. Ela tem um formato alongado e branco e fica grudada no fio do cabelo. Cerca de 7 dias depois do ovo (lêndea) ser colocado, ele eclode (rompe) e nasce um novo piolho.

PIOLHO NÃO PULA OU VOA DE UMA CABEÇA PARA OUTRA.

PIOLHO NÃO É SINAL DE SUJEIRA.

Você encontrou um piolho na cabeça do seu filho, o que fazer?

– Primeiro, muita calma. É muito comum as crianças terem piolho, não tem por que ter vergonha disto!
– Avise a escola, é importante que as outras famílias possam verificar se suas crianças também estão com piolho. Não adianta você tratar seu filho e ele voltar a pegar piolho de um amiguinho da sala.
– Se você tem outros filhos, não esqueça de verificar se eles tem piolhos ou lêndeas.
– Adultos também podem pegar piolho, fique atento!
– Leve seu filho ao Pediatra para ver qual a melhor medicação a ser usada. A escolha do tratamento vai depender, principalmente, da idade de cada criança.
– As medicações disponíveis matam apenas os piolhos adultos e não as lêndeas (ovos), que ficam grudadas no fio do cabelo. Por isto, é fundamental para o tratamento que as lêndeas sejam retiradas mecanicamente com um pente fino.
– Secar o cabelo com secador pode ajudar a matar o piolho. Mas lembre-se que os cabelos de criança são mais finos e sensíveis. O uso de secador ou “chapinha” deve ser feito com cautela, somente para auxiliar no combate ao piolho.
– Ferva pentes e escovas de cabelo e aplique álcool para higienizar estes utensilios.
– Paciência, paciência, paciência. Não é fácil fazer com que as crianças fiquem paradas para passar o pente fino. Coloque um filme ou desenho que ela goste. Dê papel para que a criança possa desenhar e ajudar a passar o tempo.

Explique para a criança a importância de tratar e mandar embora estes bichinhos indesejáveis!!

Dra Juliana Loyola Presa – Pediatra e Presidente do departamento de Dermatologia da SPP
FB: facebook.com/drajulianaloyolapresa

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]