• Carregando...
Creditos da imagem - Xterra Series
Creditos da imagem - Xterra Series| Foto:

Cross, em ingles, significa atravessar – cruzar, mas encontrei outro significado que talvez  defina melhor este esporte derivado do original triathlon.

Adverso!

O Cross é um esporte onde as três modalidades esportivas do triathlon são praticadas em terreno adverso. A natação acontece em mar aberto com ondas, o ciclismo em montanha com terra, lama, pedra, troncos, raízes, rios e o que de mais desafiador a natureza puder oferecer para o percurso. A corrida finaliza a prova e também é disputada em trilhas, transpondo os obstáculos naturais da montanha.

Os equipamentos, com exceção dos utilizados na natação, são completamente diferentes do triathlon de asfalto. A bicicleta é uma mountain bike com pneus e ergonomia especialmente projetados para terrenos inclinados. Os tênis, para correr nas trilhas, possuem um solado e uma estrutura mais rígida para resistir às adversidades do terreno da montanha.

Creditos da foto: XTerra Series

A primeira prova de triathlon “off-road” ( fora da estrada, em português ) do mundo aconteceu em 1996 no HAWAI , o “XTERRA series”. Com as distâncias de 1.500 metros de natação, 32 quilômetros de bike, e 10.500 metros  de corrida.

Atualmente o circuito ganhou dimensões globais com 42 provas seletivas espalhadas por 33 países, fazendo desta, a mais famosa competição de Cross triathlon do mundo.

A etapa final – o XTERRA Campeonato Mundial  – acontece em Kalapua na Ilha de Maui no Hawai e, está em sua vigésima segunda edição.

Este ano 28 atletas brasileiros conquistaram as disputadíssimas vagas para esta etapa final em Maui, que acontecerá dia 29 de outubro. Entre eles, dois curitibanos: Andre Kalabaide na categoria amadora e, Henrique Lugarini – na categoria elite – que estará ao lado de mais outros selecionadíssimos 39 atletas profissionais do mundo!

Creditos da foto: Tiago Lugarini

Então, dia 29 de outubro é dia de torcida pelo Brasil – são 21 homens e 7 mulheres alinhados para este desafio de técnica e resistência – O “ XTERRA World Championship 2017” na belíssima ilha do Hawai!

Ficou com vontade de praticar o Cross triathlon? Sem duvidas é uma excelente oportunidade para estar em contato com a natureza.

Em Curitiba existem vários eventos para todos os gostos e propostas. Travessias, competições de Mountain Bike para iniciantes e, corridas de montanhas com distâncias condizentes para quem quer apenas experimentar esta aventura e, se divertir.  E, claro, existem eventos esportivos para quem quer “todas as opções acima”, um cross triatlhon!

Creditos da foto: Tiago Lugarini

Sou Cynthia Duarte, fui ciclista profissional por 20 anos e, atualmente sou triatleta amadora. Começei no esporte praticando e competindo no Mountain Bike. Aliás, aprendi a amar o ciclismo através do ciclismo “off road”, o mountain bike. Já participei de algumas competições de travessias em mar aberto com ondas e, uma corrida de montanha. E agora confesso que estou fortemente motivada a “juntar tudo isso” em uma modalidade apenas e, largar uma prova de Cross triatlhon. E você? Vamos juntos?

Além dos benefícios da pratica esportiva para o corpo, estar entre árvores, plantas, animais, rios, cachoeiras – é cientificamente comprovado ser uma fonte de energia e alegria!

www.ciclismocampeao.com

cynthiaduaret@ciclismocampeao.com

Fan Page no FB  – Cynthia Duarte

Instagram @cybike

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]