• Carregando...
De onde vêm a Ansiedade?
| Foto:

É possível não sentirmos ansiedade?

Com certeza não, pois precisamos dela para sobreviver. Em essência, a ansiedade é um processo de defesa e preservação da espécie. Ao longo dos anos, o contexto foi sendo transformado e, se antigamente a dificuldade era lutar ou fugir para a sobrevivência, hoje as dificuldades são outras. Contudo, uma coisa é certa: as mudanças corporais nesse processo são as mesmas: aumento da pressão, ritmo de respiração alterado, metabolismo e ritmo cardíaco mais intenso, maior fluxo sanguíneo para os músculos, etc. Segundo a neurociência, estas respostas são resultados do nosso Sistema Nervoso Simpático (involuntário a nossa consciência), que serve basicamente para o organismo se colocar em alerta, secretando hormônios como: adrenalina, noradrenalina, entre outros.

Atualmente, a física quântica comprova que a mente não distingue uma situação real de uma situação imaginária e, segundo a autora Lourdes Possatto, é por isso que a ansiedade está causando tantos problemas hoje em dia. Atualmente, nem sempre vivenciamos a situação de luta ou fuga propriamente dita, mas vivenciamos situações de estresse, preocupações e desentendimentos que nos dão vontade de lutar ou sair correndo (e por alguma razão, não fazemos isso). Contudo, ao ficarmos ansiosos, com medo ou com raiva, o organismo se prepara fisicamente para lutar ou fugir, e se não fizermos nada, consequentemente toda a energia para a ação é armazenada no organismo. E assim, na somatória de vezes, o corpo somatiza dores de cabeça, aperto no peito, cansaço, etc.

Bem, agora você deve estar se perguntando: Mas como uma pessoa faz para controlar a ansiedade e se livrar dos tormentos que ela causa, em excesso? Primeiramente, a ansiedade, se bem controlada, pode ter efeitos positivos em nossa vida (como nos mobilizar para a realização de algo que desejamos, em direção aos nossos objetivos). Porém, se mal controlada e em excesso, ela se torna prejudicial, como nos casos de Transtornos de Ansiedade, Pânico, Depressão, entre outros.

Existem algumas terapias e técnicas mais indicadas para se trabalhar no controle da ansiedade, como: Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), EMDR (Eyes Movement Desensitization and Reprocessing) – em casos de traumas – , Meditação, Respiração, entre outras. Nos próximos textos abordarei mais conteúdos sobre este estado emocional que tanto vem afetando a nossa sociedade hoje em dia. Falarei também sobre os efeitos negativos que levam aos Transtornos Ansiosos (pânico, fobias, etc…), bem como os efeitos positivos que ela pode trazer à nossa vida, se bem controlada e direcionada.

Desejo a todos uma ótima semana!

Isabella Kobbaz
Psicóloga CRP: 08.22248

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]