• Carregando...
Crédito Visualhunt
Crédito Visualhunt| Foto:

Todo mundo tem um  por a ser seguido.  Todas nós nos inspiramos em alguém, seja uma atriz, um esportista, uma professora ou até mesmo um  empresário. No meu caso não é nada diferente, porém  um de meus ídolos é um escritor.

Ele escreveu um dos mais antigos livros sobre finanças, conhecido como “O homem mais rico da Babilônia”. O livro foi escrito por George Clason há quase 100 anos atrás,  porém a sua linguagem é de fácil compreensão e muito atual. O livro fala sobre as escolhas que fazemos em nosso dia a dia e os motivos porque algumas pessoas prosperam mais do que as outras. Basicamente, o que hoje consideramos de mentes milionárias.

Crédito Visualhunt

Logo no primeiro capítulo ele introduz o conceito mais importante sobre enriquecimento: SE PAGUE PRIMEIRO. Algamish, o personagem mais rico da Babilônia, ensina a Arkad, um dos aprendizes e dele e sem idéia de como cuidar de suas finanças, uma das lições mais inspiradoras tanto para o livro, quanto para a nossa vida. Ele diz: “Você paga pelas roupas e pelas sandálias que usa? Não paga pelas coisas que come? Consegue viver na Babilônia sem fazer despesas? O que tem para apresentar do que recebeu no mês passado? E de tudo quanto ganhou no último ano? Louco! Você paga a todo mundo, menos a si mesmo. Idiota, está trabalhando para os outros. Bem melhor que isso faz o escravo, que trabalha para o seu dono em troca de roupa e comida… Uma parte de tudo o que ganha pertence exclusivamente a você. No mínimo um décimo, mesmo nas ocasiões que tiver recebido pouco dinheiro. Pode ser mais, de acordo com o que produzir. Pague a si mesmo primeiro. Não compre ao fazedor de roupas ou ao fazedor de sandálias mais do que possa pagar com o restante, devendo ainda separar o bastante para alimentar-se e ajudar o próximo”

Quando trazemos essa ideia  para os dias atuais,  fica fácil de perceber de que Clason  queria passar a ideia de que se não economizarmos logo que recebemos nosso salário,  logo no começo do mês e esse não foi o valor mais importante a ser pago,  jamais conseguiremos enriquecer. A única coisa de fato que nos faz prosperar, poupar, investir e prosperar é, além de nos especializarmos, economizarmos e pouparmos. Isso todos os meses. No começo a ideia de retirar uma parte dos ganhos e guardar, para nós mesmo gera uma certa aflição, dá medo e insegurança de ficarmos sem dinheiro, de não conseguirmos passar o mês. Porém, se parar para pensar nas palavras de Algamish faz todo o sentido, pois honramos com nossas contas, pagamos todo mundo, ficamos ansiosos com as contas que ainda temos para pagar e a pessoa mais importante do mundo, nós mesmos, não recebe nada e fica jogado de escanteio.

O que enriquece as pessoas não são os investimentos, não é uma rentabilidade grande, não é aquela oportunidade em um novo negócio. Nada disso adianta se não tivermos dinheiro para investir e podermos aproveitar do que o mercado financeiro nos proporciona. Não se esqueça de que para ter uma vida prospera, a partir de agora, a primeira e principal conta a ser paga vai se chamar: Eu mesma!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]