• Carregando...
(crédito: Visualhunt.com)
(crédito: Visualhunt.com)| Foto:

Você tem a sensação que cada ano está passando mais rápido? Há alguns dias atrás foi páscoa e se eu te perguntar o que foi servido no jantar de Natal do ano passado você provavelmente lembra de tão recente que foi!

É normal mesmo essa sensação de que os dias e anos estão correndo contra nós e, infelizmente, é uma verdade. Precisamos estar preparados para tudo que possa acontecer no próximo ano  e a melhor hora para se preparar é agora. Ainda sobraram 2 meses de 2016 para nos programarmos para o ano novo e fazer contas para que tudo que planejarmos dê certo.

(crédito: Visualhunt.com)

(crédito: Visualhunt.com)

O final de ano é muito interessante para quem é CLT (funcionário com carteira assinada), pois é quando vem o pagamento do tão esperado décimo terceiro. Se a sua ideia era a de utilizar esse dinheiro extra para comprar presentes de natal, a ceia e uma viagem de férias, antes é preciso analisar alguns pontos: Você tem alguma conta em aberto? Tem pendências? Está devendo ao banco, alguma loja ou até um parente? Então esse dinheiro deve ser utilizado para quitar esses débitos. Não existe isso de pagar só um pedaço da dívida e depois dá-se um jeito de pagar o resto. Devemos pagar o valor devido de maneira integral.

Se está pensando que é bobagem “desperdiçar” o seu dinheiro assim de uma vez com uma dívida, com algo que você já consumiu ou utilizou, vou te mostrar que não é. Durante um ano inteiro você teve essa dívida, durante todo o ano enrolou para pagar e os juros aumentaram. Você não conseguiu pagar economizando e agora que tem a possibilidade, quer postergar mais? Quer deixar um saldo com juros sendo cobrado por mais um ano? Não faz sentido, certo?! Então, se livre o quanto antes de qualquer pendencia que ainda tenha. Outro ponto que é interessante de pensar na hora de pagar ou não alguma dívida usando esse dinheiro é o “e se fosse comigo? ”. Já imaginou o contrário, se fosse alguém devendo para você. O seu devedor lá fazendo viagens, gastando com festas e você sem nada, pois estava contando com aquele dinheiro, esperando ser pago para poder aproveitar as suas férias. É uma situação realmente muito frustrante!

Se não tem nada devendo, ótimo! É hora de pensar nos próximos gastos que virão como IPVA e outros gastos com o carro (seguro, manutenção), gastos com educação (matricula de colégio/faculdade/curso e mensalidades) e com situações inesperadas (manutenção da casa, viagem não programada, até mesmo festas de aniversário e casamento que possa ser convidado). Guarde dinheiro para não passar por dificuldades causadas por essas contas.

O 13º não foi feito para ser gasto com comidas, presentes que durarão somente da noite do dia 24 para dia 25, viagens e pequenos luxos. Ele é uma bonificação para auxiliar que você comece o próximo ano de forma organizada, tranquila e sem dívidas. Planeje bem seu próximo ano, aproveite o impulso que esse dinheiro vai trazer para botar em dia as suas contas. É a oportunidade que você estava aguardando para finalmente se organizar financeiramente, acabar com as dívidas e finalmente começar a poupar. Não existe presente melhor que esse para você e sua família.

 

Por Júlia Mendonça

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]