• Carregando...
Você tem mau hálito???
| Foto:

O mau hálito, também conhecido como halitose, não é uma doença, e sim um sinal ou sintoma de que algo no organismo está em desequilíbrio, que deve ser identificado e tratado.

O nome Halitose, termo médico para designar o mau hálito deriva do latim Halitus que significa ar expirado.

Visual Hunt

Estudos mostram, que as origens do mau hálito podem ser:

– Origem bucal (de 92 a 96 % dos casos)

– Origem extrabucal ( de 4 a 8 % dos casos)

Dentre as causas mais importantes e comuns originadas na cavidade bucal, temos a saburra lingual e as doenças da gengiva (doença periodontal = gengivite e periodontite).

Uma vez que é difícil avaliar se você tem ou não halitose, pergunte para um parente ou tente sentir o seu hálito colocando a sua mão sobre o nariz e boca e respire. Caso você tenha mau hálito, consulte um dentista, pois ele saberá como te ajudar.

O diagnóstico é obtido por meio de criteriosa anamnese e exame clínico, os quais devem incluir a análise de doenças em cavidade oral e análise objetiva do fluxo salivar, onde os possíveis fatores envolvidos na origem do mau hálito são avaliados.

Em casos mais raros, exames de sangue e endoscopia, pois a boca não é a única suspeita. Em alguns casos, o problema pode ser mais embaixo, literalmente.

O esôfago ou estômago podem ser a causa, em especial em casos de refluxo ou gastrite.

Na dúvida, comece o diagnóstico num dentista, mas não descarte uma ida a um clínico geral ou gastroenterologista se as coisas não estiverem melhorando.

Segundo a Dra. Danielle Kiatkoski, Especialista em Gastroenterologia e Endoscopia, “São raros os pacientes com gastrite que tem halitose, porém na Doença do Refluxo ela pode estar presente. Nesse caso o conteúdo do estômago retorna até a boca (regurgitação) deixando gosto ruim e mau hálito. Não podemos esquecer de outras causas de halitose originada no aparelho digestivo como a bulimia, eructação e câncer de estômago.”

Segundo a Dra. Danielle, pacientes em dieta rigorosa, jejum prolongado ou que ingerem pouco líquido, também estão sujeitos a desenvolver mau hálito.

Tenha sempre bons hábitos de higiene bucal.

Escovar os dentes três vezes, ou após as refeições. Usar o fio dental diariamente ajuda a controlar a placa (biofilme dental) e escovar a língua ajuda a remover as bactérias causadoras de mau-hálito.

Visitar regularmente um dentista pelo menos 2 vezes por ano para um checkup e limpeza profissional também é muito importante.

O mau hálito é um dos problemas de saúde bucal mais desagradáveis. Tanto para quem sofre desse mal quanto para quem convive com alguém com o problema. Mas há solução, não desanime!!!

Por Karen Petrelli de Castro – Dentista e Coordenadora Geral da Faculdade São Leopoldo Mandic/Curitiba

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]