• Carregando...
Robalo espalmado começando a assar na churrasqueira. Dali uns minutos está pronto e delicioso.
Robalo espalmado começando a assar na churrasqueira. Dali uns minutos está pronto e delicioso.| Foto: Anacreon de Téos

Que tal aproveitar a temporada de verão na praia para algumas boas experiências na churrasqueira? Não, mas não com carne. Afinal de contas churrasco de carne você faz o ano inteiro, não é verdade?

Palavra que tenho dificuldade em entender como é que, com tanta oferta de pescados frescos ali à beira mar, o pessoal vai para o litoral e faz churrasco de carne. Que é muito bom, também gosto, mas não combina com aquela gostosa brisa do mar que vem ali de perto.

Passei alguns poucos dias na praia nesse início de ano. E usei a churrasqueira praticamente todos os dias, fazendo polvo, lula, camarões, ovas e o que mais me deu na telha. Um espumante gelado ou um vinho branco e estava feita a combinação perfeita.

De tudo o que faço o que mais impressiona, pelo sabor e pela facilidade, é o peixe espalmado. Aprendi a técnica décadas atrás, com o amigo e parceiro Barcímio Sicupira – craque atleticano e comentarista esportivo -, que fazia um dourado irrepreensível. “Mas funciona com qualquer peixe um pouco mais gordo” – era o que ele me dizia.

Funciona mesmo. Anchova, por exemplo, é muito boa assim. Só que agora não é época. Vale também para tainha, garoupa, salmão (que não é de nossas águas) e robalo, entre outros. O robalo é um dos meus peixes favoritos, seja grelhado em filé, com o couro dourado, seja nesse método da churrasqueira. Tem carne consistente e não se desmancha facilmente.

Foi o que fiz nessa última vez. Encontrei um belo exemplar no Mercado Municipal de Guaratuba, pescado naquele dia mesmo. Tinha cerca de 2 kg e foi o suficiente para um jantar de seis pessoas, com sobra.

Como fazer

Depois de assado, o robalo pronto para ser servido.
Depois de assado, o robalo pronto para ser servido. | Foto: Anacreon de Teos

O método é tão simples que nem parece verdade. Peça ao peixeiro que corte o peixe ao meio, no sentido do comprimento, e mantenha as escamas – que vão proteger a carne do forte calor das brasas. Pode tirar a cabeça, mas não a despreze. Traga também e faça um belo caldo, que pode se transformar em pirão.

Ah, sim, não precisa retirar a espinha, pois isso machuca um pouco a carne. Depois de o peixe estar assado ela sai com facilidade.

Unte uma grelha com um pouco de óleo, passando com papel-toalha. Ajeite o peixe em cima dela – fiz numa daquelas especiais para pescados, mas, conforme o tamanho, o peixe pode não caber e aí dá para fazer na grelha grande, aberta, pois não haverá necessidade de virá-lo.

Tempere o peixe com sal, pimenta-do-reino (se gostar) e distribua sobre ele cubinhos de manteiga gelada. Salpique orégano por cima (não se preocupe, não vai ficar com gosto de pizza) e ajeite a uns 40cm da boa brasa.

Aí é só esperar um tempo, meia hora, no máximo, sem mexer nem virar nem nada. É o tempo para preparar algum acompanhamento ou preparar um drinque.

Quando a manteiga estiver toda derretida é sinal que o peixe está pronto. Daí é só puxar a espinha, retirar a carne, com uma espátula ou até mesmo colher grande, fazendo descolar da pele, e arrumar num prato de servir.

Está pronto.

Entrada e acompanhamento

Molho tártaro, acompanhamento perfeito para o robalo na brasa. E também pode ser feito em casa.
Molho tártaro, acompanhamento perfeito para o robalo na brasa. E também pode ser feito em casa. | foto: Anacreon de Teos

Só com o peixe já dá para satisfazer o paladar. Mas dá para fazer algumas entradas, também usando a churrasqueira, como ovas, lulas ou camarões na grelha fina.

Para acompanhar o peixe, um molho tártaro pode sair na hora. É só misturar uma xícara de maionese com uma colher (sopa) de pepinos em conserva picados miúdos, uma colher (sopa) de alcaparras picadas miúdas e ½ talo de cebolinha, em rodelas finas. Regue com azeite.E só.

Faça a experiência e tenha certeza de sucesso. É ótimo na praia, mas também pode ser feito longe dela, claro, aproveitando a churrasqueira de casa.

Bom apetite!

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]