Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Camarão empanado na tapioca, receita original do chef Thiago Castanho, saborosa e fácil para fazer em casa.
Camarão empanado na tapioca, receita original do chef Thiago Castanho, saborosa e fácil para fazer em casa.| Foto: Anacreon de Téos

A apresentação é linda e só de ver já dá água na boca. O Camarão empanado na tapioca é uma das principais referências dos restaurantes da família do chef Thiago Castanho, no Pará.

Segundo ele mesmo sempre lembra, durante muito tempo era o petisco que mais vendia no restaurante Remanso do Bosque, em Belém – fechado no ano passado, para provocar novos rumos, que a pandemia impediu -, mas hoje em dia pode ser novamente encontrado e saboreado no Remanso do Peixe, o primeiro restaurante da família, agora reaberto e revigorado.

É bonito e delicioso, conforme receita que o próprio chef publicou em seu canal do YouTube (confira aqui). E eu, como fico fuçando por aí, na busca das inspirações dos grandes cozinheiros, encontrei a receita na página do Castanho, de quem eu já tinha feito, dias atrás, uma Torta Ridícula de Cupuaçu.

Thiago Castanho é muito descontraído – e até engraçado – em seus vídeos, passando uma impressão bem diferente daquela que conhecíamos de suas temporadas no programa Cozinheiros em ação (no GNT), quando aparentava não estar muito à vontade com o estilo proposto. Bem diferente do que mostra em Sabores da Floresta, no Canal Futura, falando das coisas e dos sabores da Amazônia.

Bom cozinheiro, criativo e, como todo bom cozinheiro, não é daqueles de esconder receitas ou acrescentar algum ingrediente secreto. Como sempre costuma nos dizer o mestre Celso Freire, que nunca se nega a fornecer receitas do que faz: “a mesma receita sempre é outra, na mão de cada “. Bem isso.

Vi a receita e me interessei. Daí fui atrás da tal farinha de tapioca – que mais parecem bolinhas de isopor – e, claro, fui consultar a Natasha Saliba, do empório Ver-o-Peso da Amazônia, casa especializada em produtos do Norte, especialmente do Pará (já escrevi sobre a loja assim que abriu). Claro que tinha e ela me disse que é muito utilizada para Mingau de tapioca, para tomar com café com leite, sorvete, pudim, bolo podre (de tapioca), cuscuz de tapioca, dadinho de tapioca e para tomar com açaí puro. A garrafa que ela tem à venda é grande, tem 135g de farinha de tapioca e custa R$ 22. E rende bastante.

Tapioca garantida, fui atrás do camarão. Teria de ser com casca, para manter o rabinho. Atravessei a rua, cheguei na Pescados Keli Mozer e escolhi alguns camarões-rosa fresquíssimos, dos menores - a R$ 85 o quilo. Comprei um pouco menos de meio quilo, 12 unidades, que seriam somente para um petisco, antes do almoço de domingo.

Descasquei cuidadosamente, para não perder a cauda, e daí (seguindo o que o chef fez no seu vídeo) fiz alguns cortes superficiais em toda a extensão dos camarões, apenas para quebrar as fibras e permitir que não se enrole tanto quanto frito.

Feito isso, foi só temperar, passar na farinha de trigo, no ovo batido e na tapioca e fritar em óleo a 180ºC.

Fica muito bonito, pois a tapioca não pega cor e dá o contraste no dourado que farinha de trigo e ovo passam para o camarão. Muito gostoso, vale a pena fazer.

Dá pra servir com geleia de pimenta ou alguma maionese com ervas.

Vamos, então, à receita?

Bom apetite!

Camarões empanados na tapioca. Confira a receita aqui embaixo.
Camarões empanados na tapioca. Confira a receita aqui embaixo.| Foto: Anacreon de Téos

Camarão empanado na tapioca

Por Anacreon de Téos
Tempo de preparo30 minutos
Rendimento4 porções, como petisco
PreparoFácil

Ingredientes

  • 500g de camarão com casca
  • sal a gosto
  • pimenta-do-reino a gosto
  • 80g de farinha de tapioca
  • 150g de farinha de trigo
  • 2 ovos
  • 200 ml de leite
  • 1 litro de óleo de milho

Preparo

  1. Descasque os camarões, mantendo as caudas.
  2. Limpe, retirando as tripas, e faça cortes leves em todo o corpo, somente para cortar a fibra.
  3. Tempere os camarões com sal e pimenta-do-reino e reserve.
  4. Ponha os ovos e o leite em uma vasilha e bata levemente, até ficar uma mistura homogênea.
  5. Coloque a farinha de trigo em uma vasilha e a tapioca em outra.
  6. Passe os camarões na seguinte ordem: farinha de trigo, ovos e tapioca.
  7. Aqueça o óleo, em uma frigideira funda ou wok, a 180ºC.
  8. Frite os camarões, até ficarem crocantes, uns 2 minutos.
  9. Seque-os em um cesto de inox ou em um prato, com papel absorvente.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]