• Carregando...
O Carneiro no buraco pronto para o consumo, com frutas e legumes cozidos juntos, por longo tempo, no tacho. (Foto/ Divulgação)
O Carneiro no buraco pronto para o consumo, com frutas e legumes cozidos juntos, por longo tempo, no tacho. (Foto/ Divulgação)| Foto:

Seu José, o jardineiro do Girassol, com o buraco pronto para o evento do fim de semana. (Foto/ Divulgação)

Domingo (02) tem Carneiro no buraco bem pertinho de Curitiba. Será em Palmeira, num terreno anexo ao Restaurante Girassol, que há bem pouco tempo incluiu o prato “Carneiro fora do buraco” (escrevi sobre isso, confira aqui) como Prato da Boa Lembrança.

Embora não seja prato típico da região, a chef e proprietária do Girassol, Rosane Radecki quis fazer uma homenagem à mãe dela, que nasceu em Campo Mourão, onde a tradição nasceu há séculos, quando os jesuítas chegaram por ali e ensinaram como cozinhar alimentos envoltos em folhas de bananeira dentro de buracos. Por circunstâncias práticas, em vez de cozinhar no buraco, o stinco de cordeiro é cozido lentamente em panela de ferro, com vegetais e vai à mesa acompanhado de farinha de mandioca, crocante de milho, arroz e salada simples.

Rosane Radecki, chef e proprietária do Restaurante Girassol. (Foto/ Divulgação)

O prato tem feito tanto sucesso no restaurante, que, desta vez, vai ser no buraco mesmo. E, para tanto, terá a execução de quem mais entende do assunto em Campo Mourão: Walter Tonelli, o Peteleco. Ele faz parte da Associação Panela, equipe responsável pelo preparo do prato na Festa Nacional do Carneiro no Buraco há 16 anos, tempo em que também é o coordenador da Cozinha Única do evento.

O buraco já está pronto (foi feito pelo jardineiro do Girassol) e, na noite de sábado, a lenha será colocada lá no fundo, para queimar e aquecer este tipo de forno natural. Na madrugada do domingo será assentado o tacho tampado e em seguida coberto de terra, para permitir o lento cozimento da carne de carneiro (fornecida pela Castrolanda) e de seus devidos acompanhamentos: batata doce, batata-salsa, cenoura, maçã miúda (inteira), chuchu, abobrinha, cebola miúda (inteira), tomate miúdo (inteiro), mandioca, vagem  e pimentão.

O preço será de R$ 50 por pessoa, para prato principal (com direito a repetição), mais acompanhamentos: Pirão feito do caldo do cozimento do carneiro, arroz branco e salada. De sobremesa, um caseiro Sagu ao vinho, com creme.

Também haverá um elemento extra no buraco: pão. Rene Seifert Jr, da Pão da Casa, uma referência em pães de Palmeira, receberá outro padeiro de ponta, o uruguaio Oscar Luzardo, de La Panoteca, para, juntos fazerem uma experiência de assar alguns pães no mesmo buraco, para ser servido aos presentes.

Para beber, cervejas artesanais. De Palmeira, é claro. Haverá chope da Nat Bier e também da  Usinamalte, que tem fábrica na Colônia Witmarsum.

Rosane Radecki e seus companheiros da organização estão preparando um evento para 100 pessoas, com início marcado para o meio dia e sem hora para terminar. Vai até quando houver carneiro (serão 60 kg) para servir.

Serão montadas tendas com mesas para permitir a confortável acomodação de todas as pessoas – com qualquer tempo.

O carneiro é cozido em tacho tampado, coberto, por longo tempo. (Foto/ Divulgação)

Restaurante Girassol

Rodovia BR-277, Km 168,4 – Palmeira (PR)

Fone: (42) 3252-1778

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]