• Carregando...
“Carneiro fora do buraco” é o novo Prato da Boa Lembrança do Girassol
| Foto:

O Carneiro fora do buraco já está sendo servido no Restaurante Girassol, com direito a levar o Prato da Boa Lembrança para casa. (Foto/ Divulgação)

Rosane Radecki resgatou um prato de seus antepassados para projetar Palmeira na gastronomia nacional. Fez do “Pão no bafo” motivo de admiração de clientes e de outros chefs famosos e, sempre que cozinha em algum lugar, é requisitada para elaborar o prato a todo instante.

Está presente no cardápio de seu Restaurante Girassol, também famoso por – à beira da estrada – ser ponto de encontro de motociclistas e parada obrigatória para quem segue de Curitiba para o interior ou vice-versa. E que tem também como ponto forte do cardápio a peça inteira de alcatra, cuja completa vem acompanhada de salada simples, arroz, feijão, farofa, polenta frita e pão.

No ano passado o Girassol entrou para o seleto grupo dos Restaurantes da Boa Lembrança, justamente com o Pão no bafo (postei aqui na ocasião), com pleno sucesso. A ponto de levar a inspirada chef a pesquisar outro prato tão impactante e tão paranaense quanto este para dedicar à nova versão da promoção. E ela conseguiu. O novo Prato da Boa Lembrança de seu restaurante é o “Carneiro fora do buraco”, uma proposta de releitura do Carneiro do Buraco famoso da cidade de Campo Mourão.

A escolha do prato é uma homenagem à mãe dela, que nasceu em Campo Mourão, onde a tradição nasceu há séculos, quando os jesuítas chegaram por ali e ensinaram como cozinhar alimentos envoltos em folhas de bananeira dentro de buracos.

Rosane Radecki, projetando a gastronomia do interior paranaense. (Foto/ Divulgação)

O prato começou a ser feito em Campo Mourão nos anos 50, mas só ganhou projeção maior a partir da intervenção do fotógrafo e artista plástico Tony Nishimura, 20 anos depois, quando começou a preparar a carne como forma de entretenimento entre ele, seus amigos e pessoas próximas. Em 1991 foi oficializado como prato típico da cidade, ocasião em que foi criada a Festa do Carneiro no Buraco, que acontece anualmente.

Originalmente todo o cozimento é feito em um buraco no chão, onde é queimada lenha e, depois disso, com as brasas ainda vivas, é colocado um caldeirão no buraco, no qual estão a carne de carneiro em pedaços, legumes variados e frutas (como maçã) para darem a composição final. O buraco é fechado e o prato fica lá, por horas e horas.

Como Rosane Radecki cozinha o carneiro nas dependências de seu restaurante, decidiu batizar o prato como Carneiro fora do buraco, mas basicamente com os mesmos ingredientes, com um toque ou outro de sua inspiração pessoal. Nesse caso, o stinco de cordeiro é cozido lentamente em panela de ferro, com vegetais e vai à mesa acompanhado de farinha de mandioca, crocante de milho, arroz e salada simples. Custa R$ 125, serve bem duas pessoas e dá direito ao cliente de levar o prato para casa.

O Prato da Boa Lembrança

O Prato da Boa Lembrança é um belo objeto de decoração e que marca, realmente, a lembrança de bons momentos gastronômicos. A iniciativa começou por aqui em 1994, originada pelo italiano Danio Braga, inspirado pelos costumes que trouxe da região onde nasceu, de estimular o hábito de se levar uma lembrança depois de uma boa refeição. Foi assim que surgiu o Prato da Boa Lembrança, uma peça exclusiva em cerâmica que o cliente leva para casa depois de comer em um dos restaurantes associados.

Além de fundador, Braga é atualmente conselheiro da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, que conta com cerca de 100 restaurantes espalhados pelo país. O Prato da Boa Lembrança é feito em louça de alta qualidade, resistente, produzido especialmente para ser pendurado e exposto como uma peça de arte. Cada prato possui um desenho original e exclusivo, sempre muito alegre, de cores vibrantes e tom bem humorado, relacionado com o que foi escolhido para ser servido.

O Restaurante Girassol fica a 80 quilômetros de Curitiba, na bela região dos Campos Gerais. A casa funciona sem parar, diariamente para almoço e jantar.

Vale a pena, pelo passeio e pelo sabor, um passeio até Palmeira para saborear o prato. Mas também pode ser um desafio para quem aposta em seus dotes culinários e pretenda elaborar seu próprio Carneiro fora do buraco. E aí, para tanto, tem a receita oficial, publicada no site da Associação da Boa Lembrança. Confira.

Carneiro fora do buraco

Ingredientes

2 stincos de carneiro

100g de tomate

100g de cebola

100g de batata-doce

100g de batata-salsa

100g de chuchu

100g de abobrinha

100g de cenoura

50g de pimentão vermelho

50g de vagem

100g de mandioca

100g de maçã

100g de salsão

1 pimenta dedo de moça

25g de alho

Salsa

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Banha de porco

100g de farinha de mandioca

300ml de cerveja belga

500 ml de caldo de legumes.

1 folha de louro, 1 ramo de alecrim, 1 ramo de manjericão

Preparo

Pique finamente todos os legumes.

Tempere a carne com sal e pimenta-do-reino.

Numa panela de ferro, doure a carne na banha de porco, acrescente os legumes, a cerveja, o caldo de legumes, os temperos e o sal. Tampe e cozinhe em fogo baixo por 2 horas, cuidando para que o líquido não seque.

Retire a carne.

Acrescente a farinha de mandioca ao caldo e cozinhe por alguns minutos, para formar um pirão. Adicione salsa picada e sirva com a carne.

Rendimento: 2 a 3 porções.

Restaurante Girassol

Rodovia BR-277, Km 168,4 – Palmeira

Fone: (42) 3252-1778

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]