• Carregando...
Brut Sour Blanc, a nova cerveja da Bodebrown que tem inspiração nos vinhos brancos.
Brut Sour Blanc, a nova cerveja da Bodebrown que tem inspiração nos vinhos brancos.| Foto: Divulgação

Já vi por aí muita cerveja de vinho, praticamente todas de paladar duvidoso.

Mas essa agora da Bodebrown é das mais interessantes - e fabricada por outro processo. A cervejaria curitibana acaba de lançar a Brut Sour Blanc. O uso de uvas típicas dos vinhos brancos confere um sabor diferenciado à cerveja, que é apresentada em garrafas de 750 ml e em breve também estará disponível no site.

A Brut Sour Blanc recebe 40% de base de mosto de uva Moscatel e 60% de base de cerveja belga. De acordo com a definição de Samuel Cavalcanti, CEO da Bodebrown, trata-se de uma cerveja leve e refrescante como um vinho Moscatel, porém com paladar mais seco e sem perder as características de uma cerveja. A receita leva dry hopping (uma técnica específica de utilização do lúpulo na fabricação de cerveja) de lúpulo japonês Sorachi Ace, tem coloração clara e espuma pouco persistente, devido à presença da uva. Não deixa de ser uma experiência cervejeira muito marcante e diferente.

O estilo da Brut Sour Blanc é de uma Grape Ale, que atinge 6,5% de teor alcoólico. A harmonização também segue a linha de vinhos brancos: combina bem com queijos de mofo branco, galinha caipira com polenta branca cremosa, além da gastronomia belga em suas variações – a começar pelo clássico Moules et frites (os mexilhões com batata frita). E, ainda, segundo Cavalcanti, por contraste, vai bem com brisket, aquele corte de peito bovino preparado em churrasqueiras defumadoras ao estilo texano.

A arte psicodélica da garrafa (aliás, os rótulos da Bodebrown mantêm esse psicodelismo arraigado) também conta uma história: remete ao tempo dos mineiros italianos que tempos atrás trabalharam na Bélgica e misturavam vinho branco à cerveja.

A safra 2020 da Brut Sour Blanc já está disponível no espaço Tap Haus, que funciona em anexo à cervejaria curitibana, no bairro Hauer.

O lançamento da cerveja também vai contribuir para a ampliação do aparato tecnológico da Bodebrown. Uma parcela da renda será utilizada para comprar equipamentos de biotecnologia e controle de qualidade da cervejaria.

Bodebrown

Rua Carlos de Laet, 1015 – Hauer

Fone: (41) 3082-6354

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]