• Carregando...
“O chef André Pionteke (destaque no MasterChef Profissional) comanda segunda que vem o jantar Kitsune Fuyu Matsuri, em homenagem à imigração japonesa no Brasil. (Foto/ Luiz Milczwski)
“O chef André Pionteke (destaque no MasterChef Profissional) comanda segunda que vem o jantar Kitsune Fuyu Matsuri, em homenagem à imigração japonesa no Brasil. (Foto/ Luiz Milczwski)| Foto:

Volta e meia alguém me pergunta do chef André Pionteke.

- Mas onde ele cozinha? Onde posso experimentar a comida dele?

- Em nenhum lugar específico e em vários deles – costumo responder.

Desde que foi (surpreendentemente) eliminado do programa MasterChef Profissionais do ano passado, o cozinheiro curitibano tornou-se cult na gastronomia local. Queridinho já nas edições do programa, o ex-chef do Tuna (saudades do Tuna em seus melhores momentos) retornou a Curitiba e não abriu ainda um ponto específico para apresentar seus pratos e suas alquimias.

Pionteke tem participado de momentos especiais em bares e restaurantes da cidade – mais recentemente abriu a temporada gastronômica da Aliança Francesa, a “La Tournée des chefs à la Cuisine 2019” (registrei aqui) -, mais eventos sociais e corporativos. Está de agenda cheia e até por isso ainda não parou para formalizar a ideia de um local próprio para suas comidinhas.

Sua próxima atração já será nesta segunda-feira (24), quando vai apresentar o inédito jantar Kitsune Fuyu Matsuri, na Maniacs Brewing Co., cardápio desenvolvido exclusivamente para homenagear a imigração japonesa no Brasil. Qual o significado? Fuyu Matsuri é Festival de Inverno e Kitsune é o nome da empresa de Lamen de André Pionteke. Quer dizer: Festival de Inverno da Kitsune.

Kitsune é uma entidade mitológica japonesa, representando a raposa. E ele usa, também, em analogia ao nosso lobo guará, que habita os relvados brasileiros, especialmente nosso Campos Gerais, tão próximos daqui. É tal a ligação de Pionteke com a entidade, que tem sua figura tatuada no braço.

<em>Kitsune, a raposa tatuada no braço do chef. </em>
Kitsune, a raposa tatuada no braço do chef.

Pelo que se anuncia, será um verdadeiro show gastronômico e terá um cardápio desenvolvido exclusivamente para homenagear a imigração japonesa no Brasil (importante lembrar que a cozinha oriental tem importância capital no desenvolvimento da linha gastronômica do chef).

O menu da noite será iniciado com o aperitivo de Tsukemonos (conservas japonesas) acompanhado por tradicionais guiozas de porco. Na sequência, o chef servirá três opções, para escolhe de uma, de Tonkotsu Lamen: misso, shoyu ou o apimentado karamisso. E, por fim, um Pudim de matchá completa a experiência dos presentes.

A sequência Kitsune será servida a partir das 19h e custará R$ 89 por pessoa – bebidas à parte.

Os ingressos já estão disponíveis para compra e as reservas são limitadas.

Além disso, o estabelecimento conta com 18 torneiras de chope Maniacs e Brooklyn, a partir de R$ 8, cervejas em garrafas e latas e diversas opções de bebidas sem álcool.

Taí, portanto, uma boa oportunidade de as pessoas poderem se encontrar e saborear a saborosa comida desse cozinheiro tão inspirado e criativo.

Maniacs Brewing Co

Avenida Munhoz da Rocha, 1049 - Cabral.

Ingressos disponíveis no site www.sympla.com.br/kitsune-fuyu-matsuri--andre-pionteke__562248

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]