• Carregando...
Quaglia com polenta i pomodoro – Codorna com molho de tomate artesanal e polenta cremosa - uma das opções de prato especial para comemorar os três anos da Osteria Donna Lena. (Fotos/ Anacreon de Téos)
Quaglia com polenta i pomodoro – Codorna com molho de tomate artesanal e polenta cremosa - uma das opções de prato especial para comemorar os três anos da Osteria Donna Lena. (Fotos/ Anacreon de Téos)| Foto:

A chef Camila Ditzel dando canja no salão de seu restaurante, a Osteria Donna Lena. (Foto/ Emanoel Fonseca)

Semana de comemoração na Osteria Donna Lena, a aconchegante casa especializada na gastronomia italiana. São três anos de funcionamento nesse abril que vivemos e, por conta disso, há um cardápio especial já valendo na semana em curso.

E a estrela principal do menu é a codorna, não muito comum no cardápio normal dos restaurantes da cidade, mas que fez muito sucesso quando da abertura da casa (escrevi sobre isso em 2016), pelo talento e pela criatividade da jovem chef de cozinha Camila Ditzel Fonseca.

Chegar na Osteria já faz com que qualquer um se sinta em casa, pela carinhosa recepção por parte de Emanoel Jr., marido de Camila e responsável pelas coisas do salão. Já vai deixando as pessoas à vontade, sugerindo pratos e drinques, de acordo com o paladar de cada um. E na quinta-feira ainda há um up, com música ao vivo na interpretação da cantora… Camila. Sim, ela mesma, a chef, que dá ao local um clima ainda mais intimista, desfilando um belo repertório de música brasileira, jazz e soft rock – entre outras variações na mesma balada.

Pois voltemos, então às codornas. Quando do lançamento inicial do menu, as codornas eram marinadas e servidas com molho de alcaparras e acompanhadas de polenta com queijo.

A ideia da alcaparra no molho continua, mas a chef deu algumas mexidas no conceito do prato e, nesses dias especiais, ela se chama Quaglia al vino – codorna, molho de vinho branco, caldo de legumes, alcaparras, tomate-cereja e limão siciliano, acompanhada de tagliatelle na manteiga e salsa. E ainda há outra versão, que remete aos preparos de família e, certamente, aos da avó Lena, fonte de inspiração da cozinheira, homenageada com o nome do restaurante. É a Quaglia com polenta i pomodoro – Codorna com molho de tomate artesanal e polenta cremosa. Qualquer uma das opções custa R$ 64,90.

Arancini, os bolinhos de risoto, que são sucesso desde a inauguração do restaurante.

Donna Lena, o drinque criado especialmente para celebrar o terceiro aniversário da casa.

Os demais itens do menu estão sendo servidos normalmente e é claro que dá para começar com as interessantes entradas da casa. Como os Arancini Donna Lena, que são bolinhos de arroz arbóreo e ricota, recheados com queijo muçarela e presunto parma ((porção com 5 unidades – R$ 36).

E tem também um drinque novo, que é bonito de visual e bom de sabor. Chama-se Donna Lena e foi concebido pelo bartender Rafael Araújo especialmente para a data comemorativa. Leva Campari, maracujá com sementes e chá de hortelã e é servido dentro do próprio maracujá… um charme!

São caprichados itens de preparação para a chegada da codorna, que, tradicionalmente, é comida com as mãos, já a partir do costume dos italianos e também entre nós por aqui. É tanto ossinho, coisinhas pequenas, que a melhor maneira é essa mesma. Sendo assim, o restaurante oferece a lavanda, um bowl com água morna, limão siciliano e cravos para que os clientes lavem os dedos enquanto comem. Mas quem não quiser, tudo bem, que vá de garfo e faca mesmo.

Há uma curta carta de vinhos, mas a rolha é livre.

Reforçando: as codornas estrelam o cardápio de aniversário até o próximo domingo, 7 de abril. A casa funciona de terça a sexta-feira, das 19h às 23h para o jantar; nas sextas e sábados, o funcionamento é das 19h à 00h; aos domingos o almoço vai das 11h45 até as 15h30.

Quaglia al vino – codorna, molho de vinho branco, caldo de legumes, alcaparras, tomate-cereja e limão siciliano, acompanhada de tagliatelle na manteiga e salsa.

Osteria Donna Lena

Rua Recife, 220 – Cabral

Fone: (41) 3022-5392

www.osteriadonnalena.com.br

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]