• Carregando...
Mini moranga recheada com moqueca de siri. Uma entrada que já atrai e partir do visual e marca o início de um jantar inesquecível, feito em casa, para o Dia dos Namorados. (Fotos/ Anacreon de Téos)
Mini moranga recheada com moqueca de siri. Uma entrada que já atrai e partir do visual e marca o início de um jantar inesquecível, feito em casa, para o Dia dos Namorados. (Fotos/ Anacreon de Téos)| Foto:

Há ótimas sugestões para um jantar a dois no Dia dos Namorados que se aproxima. Restaurantes oferecem cardápios especiais e os chefs de cozinha capricham na inspiração (veja as opções que o Bom Gourmet publicou). Talvez haja inconveniências no serviço, sempre mais lento nesses eventos. Ou filas, para quem não se lembrou de fazer reserva. Há também seleções de cardápio completo entregue em casa, dando apenas o trabalho de esquentar e servir.

Mas, muito cá entre nós, teria significado maior do que propor e oferecer o próprio jantar a dois? Teria homenagem mais expressiva?

Pois foi pensando nisso que imaginei sugerir um menu que pudesse ser feito em casa, da entrada à sobremesa, gerando o clima intimista tão importante na data. Para fazer sozinho à espera da pessoa amada ou mesmo para fazer a dois, iniciando já essa cumplicidade ainda na cozinha, para depois compartilhar o saboroso resultado à mesa.

De entrada, algo delicado e atraente. Que pode ser preparado com antecedência e só finalizado na hora, para permitir melhor organização na cozinha. Uma Mini moranga recheada com moqueca de siri é a escolha. Só precisa cozinhar as moranguinhas um pouco antes, depois preparar e inserir o recheio. Quando estiver na hora do jantar é só esquentar no forno baixo e o primeiro sucesso estará servido. Fica pronto em 40 minutos.

De prato principal, duas opções, uma da terra e uma do mar. Costumo sempre fazer assim quando ouso sugerir um cardápio, pois sempre há preferências e restrições. Para você, que se interessou pela ideia, ficam as alternativas para a escolha de uma delas. Ou até as duas (por que não?), caso decida fazer um jantar com um elemento a mais.

Então, do mar vêm as Lulas à marselhesa, uma receita bem antiga de família, extraída de uma publicação espanhola dos anos 80. Sempre deu certo e sempre atraiu já a partir do visual, por causa do tom dourado que a cúrcuma dá ao arroz. Ideal seria fazer com a lula nacional, mais saborosa e que vem inteira, permitindo a utilização dos tentáculos, que dão um toque mais decorativo ao prato. Mas agora não é época – e mesmo quando era época, no verão, veio pouco, por causa da captura indiscriminada e inescrupulosa em período de defenso – e o jeito é mesmo fazer com os anéis de lula chilena, que já vêm cortados e estão no mercado. Fica pronto em meia hora.

O outro prato principal é um faisão, item incomum nas nossas mesas e mesmo nos menus dos restaurantes da cidade. Já foi bem mais fácil de encontrar (nos tempos em que a Perdigão produzia), mas ainda é possível, dos criados pela paulista Cerrado Carnes (especializada em carnes exóticas), que tem as aves à venda em supermercados mais incrementados e em bons açougues.  O preço não é dos mais camaradas, mas para uma ocasião especial vale a pena, pois também não foge tanto assim do orçamento acima da média do dia a dia. E essa, agora, é uma ocasião mais do que especial. Faisão ao vinho é o prato, com o faisão partido em pedaços, tostado em panela de ferro e depois cozido com ervas, no vinho tinto. Fica pronto em uma hora.

De sobremesa, uma inspiração de duplo alvo, a maçã. Fruto do amor, símbolo de grandes paixões e que, nesses dias frios que estamos vivendo, cai muito bem assada, saindo do forno quentinha para fechar a refeição em alto estilo. Maçãs assadas com passas e nozes ficam prontas em uma hora e são deliciosas.

São todos pratos relativamente fáceis e que não demandam muito tempo. Se tudo for bem organizado, o jantar inteiro fica pronto em pouco mais de uma hora. Uma hora e quinze, para cravar. E aqui vão algumas dicas para não permitir atrasos.

Caso a ideia seja fazer um jantar de cumplicidade, a quatro mãos, fica mais fácil ainda, com as tarefas podendo ser divididas por pratos. Um faz a entrada e a sobremesa, enquanto ao outro podem caber os dois pratos principais. Se a escolha for por apenas um dos pratos principais, fica mais rápido e mais ágil ainda, para cozinhar só ou a dois.

Pedi sugestões de harmonização à sommelière e gerente de marketing da importadora Porto a Porto, Camila Podolak. Estão devidamente explicadas por ela, lá no pé da página, depois do espaço das receitas.

Vamos às receitas, então? Já estão calculadas para duas porções.

Mini moranga recheada com moqueca de siri

Ingredientes

2 mini morangas

150g de carne de siri

2 tomates sem pele nem sementes, picados

1 colher (sopa) de cebola picada

1 colher (sopa) de alho-poró picado

Coentro picado a gosto

35 ml de leite de coco light

2 colheres (sopa) de pimentão vermelho, pelado e picado

1 colher (sopa) de azeite de oliva

1 colher (sopa) de azeite de dendê

Sal

Pimenta calabresa a gosto

Preparo

Abra uma tampa na parte de cima das morangas. Retire as sementes e cozinhe as morangas em uma panela com água fervente.

Quando estiverem macias (faça o teste cutucando com um garfo), retire as morangas da água e reserve.

Em uma panela, sue a cebola e o alho-poró no azeite, junte os tomates e deixe cozinhar até engrossar o molho.

Acrescente a carne de siri e o restante dos ingredientes.

Cozinhe por mais 10 minutos e recheie as morangas.

Lulas à marselhesa

Ingredientes

300g de lulas limpas

¾ de xícara de arroz

1 colher (sopa) de azeite de oliva

½ cebola média cortada em rodelas

1 dente de alho amassado

½ colher (chá) de sementes de erva-doce

¼ de colher (chá) de cúrcuma (açafrão da terra)

2 tomates maduros, sem peles nem sementes, picados

½ colher (sopa) de salsinha picada

sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)

2 xícaras de água quente

Preparo

Corte os tentáculos das lulas em pedaços pequenos e as bolsas em anéis. Lave bem e deixe escorrendo.

Aqueça o azeite em uma panela e junte cebola e alho, mantendo em fogo baixo, para refogar até perderem a cor – sem deixar fritar. Quando estiverem murchos, adicione as lulas escorridas e as sementes de erva-doce. Tempere com sal e pimenta.

Junte a cúrcuma e os pedaços de tomates, misture bem e cozinhe em fogo baixo por cerca de 5 minutos. Junte, então, a água quente. Verifique o tempero e acrescente a salsinha.

Lave o arroz, escorra bem e junte à lula. Cozinhe por cerca de mais 20 minutos ou até o arroz ficar macio e o líquido ser absorvido.

Faisão ao vinho tinto

Ingredientes

1 faisão inteiro, partido em pedaços

2 colheres (sopa) de banha animal

2 cebolas

3 dentes de alho

50 tomates-cereja cortados ao meio

200g de extrato de tomate

Noz-moscada, para ralar na hora

2 taças de vinho tinto

2 taças de água quente

Um pouco de orégano, pimenta branca, sálvia, cheiro-verde e sal, tudo a gosto

Preparo

Aqueça a panela de ferro. Coloque a banha. Assim que aquecer, adicione pedaços de faisão e doure-os um pouco. Ponha depois as cebolas picadas, pimenta branca, orégano e o alho.

Misture tudo muito bem e junte uma porção de sálvia, uma de cheiro-verde e uma pitada de noz-moscada.

Regue com o vinho tinto, deixe pegar fervura. Na sequência, entre com o tomate-cereja picado, a água, coloque o sal e, por último, o extrato de tomate.

Deixe em fogo baixo e espere por cerca de 45 a 50 minutos, até o faisão ficar pronto.

Maçãs assadas com passas e nozes

Ingredientes

2 maçãs grandes

¼ de xícara de uvas-passas

1 colher (sopa) de nozes (ou pecã ou castanhas-do-pará ou de caju) picadas

¼ de colher (chá) de raspas de casca de laranja

1/3 de xícara de açúcar mascavo

1/3 de xícara de água

1 colher (sopa) de manteiga

¼ de colher (chá) de canela em pó

Preparo

Aqueça o forno a 170ºC.

Corte uma tampa das maçãs e retire os caroços, abrindo um pouco o espaço no centro.

Misture as uvas-passas, as nozes e a raspa de laranja.

Coloque as maçãs numa forma refratária. Recheie o centro com a mistura das passas.

Numa panela bem pequena misture o restante dos ingredientes. Leve ao fogo e cozinhe até levantar fervura. Feito isso, despeje em volta das maçãs.

Leve as maçãs ao forno e asse, sem tampar, por cerca de 50 minutos – ou até que as maçãs estejam cozidas.

Pincele de vez em quando com o molho.

A harmonização

Confira as sugestões de harmonização da sommelière e gerente de marketing da importadora Porto a Porto, Camila Podolak.

Mini moranga recheada com moqueca de siri:

Acredito que para combinar com os temperos intensos, com a untuosidade do leite de coco e dos azeites, mas com a suavidade da carne de siri, a sugestão é um vinho chileno da uva Chardonnay, preferencialmente que tenha estagiado em barrica de carvalho. Outra opção que tem agradado muito o consumidor brasileiro são os vinhos italianos brancos da uva Pinot Grigio.

 

Lulas à marselhesa:

Para brindar e harmonizar este prato, escolha um espumante branco seco, como um cava espanhol ou um espumante rosé, um pouco mais estruturado (Portugal tem excelentes exemplares). Caso prefira um vinho tranquilo, a dica são os brancos do Douro, em Portugal, que irão combinar com os temperos da receita ou então um rosé da região da Provence, no sul da França.

 

Faisão ao vinho tinto:

A primeira dica aqui é utilizar na receita o mesmo vinho que você irá servir. Para acompanhar a carne do faisão, uma ave nobre, com um sabor marcante, tenra e suculenta, os vinhos tintos italianos de Barbera caem muito bem. Se preferir um rótulo português, escolha um tinto da região do Alentejo.

 

Maçãs assadas com passas:

Para esta sobremesa aromática, a dica é um vinho de sobremesa como os late harvest (colheita tardia), do Chile, da Argentina ou até mesmo da África do Sul. Se preferir um espumante, opte por um demi-sec para combinar com o doce da sobremesa. Se quiser impressionar, escolha o Sauternes francês, o mais icônico vinho de sobremesa.

 

É isso. Garanto que esse Dia dos Namorados será inesquecível. Em astral e sabor.

 

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]