• Carregando...
Os Porcadeiros em evento anterior realizado em Palmeira. Domingo que vem estarão novamente reunidos em Palmeira, para uma Festa Polaca.
Os Porcadeiros em evento anterior realizado em Palmeira. Domingo que vem estarão novamente reunidos em Palmeira, para uma Festa Polaca.| Foto: Anacreon de Téos

Lá vêm eles. Os Porcadeiros se preparam novamente para a ação.

Acontece no próximo domingo (03/11) a Festa Polaca, mais uma idealização da incansável Rosane Radecki, não de graça vencedora do Prêmio Bom Gourmet 2019 na categoria especial “Inspirador”, por tudo o que vem feito pela gastronomia da região de Palmeira, sua cidade e toda sua região.

Pois é justamente de lá que vem essa nova inspiração. Descendente de poloneses, Rosane incentivou a pesquisa na região e levantou toda a importância da chegada desses imigrantes a partir de 1888. Eles se espalharam pelo município, formando várias colônias. Trouxeram com eles muita cultura e receitas saborosas, que são apreciadas até hoje.

Será, certamente, uma festa recheada de sabores, histórias e muita animação. Como já foram todas as demais, desde que um dia Rosane decidiu fazer, em 2017, um Carneiro no buraco (confira aqui), para resgatar as origens de sua mãe, da região de Campo Mourão.

O sucesso foi tão grande que os buracos que ficaram por lá também foram protagonistas de outros acontecimentos que se seguiram, principalmente a partir da valorização e resgate do Porco Moura, espécie de sotaque paranaense, que estava à beira da extinção e foi reabilitada a partir de um trabalho também com raízes em Palmeira.

Foi quando surgiram os Porcadeiros, reunindo chefs, padeiros, cervejeiros e quem quer que fosse envolvido com a causa, a cidade, a região e, principalmente, com a boa comida. Naquele mesmo ano foi convidado o chef gaúcho Rodrigo Bellora para participar da confraternização gastronômica que daria início à série (confira aqui). Depois disso, foram várias edições – como essa -, todas plenas de sucesso, sabores e alegria.

A chef Rosane Radecki conferindo o forno de barro em evento anterior. Domingo ela comanda mais uma festa no quintal do Restaurante Girassol.
A chef Rosane Radecki conferindo o forno de barro em evento anterior. Domingo ela comanda mais uma festa no quintal do Restaurante Girassol. | Foto: Anacreon de Téos

A vez dos polacos

Para a Festa Polaca de domingo que vem o grupo está se mobilizando no intuito de fazer a maior e mais espetacular festa de todas. Como todas as demais, será realizada na área externa do Restaurante Girassol, às margens da BR 277, em Palmeira.

A brigada dos cozinheiros conta com Rosane Radecki, Rene Seifert (mestre dos pães) e Vanessa Seifert, Flávia Rogoski (queijos, queijos...!!) e Eva dos Santos, contando com o reforço de dois ex-MasterChefs Profissionais, o paranaense André Pionteke (também descendente de poloneses) e o paulista Luís Felipe Jacob.

O cardápio terá Golabki (charuto de repolho com porco e defumados), Placki ziemniaczane (panqueca de batata), Barszcz Burakowy (caldo de beterraba), Salzgurke (pepino azedo no sal, com folhas de parreira), Porco moura assado inteiro, Broa de centeio (com banha para passar, claro), Kasha (cereais cozidos no leite), Chucrute, Salada de beterraba, Crem (raiz forte), Bigos (o prato nacional da Polônia, com couve ou chucrute e carnes, principalmente a de porco, e mais ingredientes) e Pierogui (o pastel cozido, que já é mais conhecido por aqui). E ainda uma mesa de frios.

Estarão também presentes o cuteleiro Aloísio Selhorst e os músicos Diamante Violeiro e William Gaiteiro

E como festa de polaco não é só comida, haverá uma carroça enfeitada (os polacos enfeitavam as carroças para irem às festas) e um incrível concurso de pegar porco na lama, com prêmios de acordo com o desempenho de cada um. Haverá, inclusive, um vestiário dos funcionários para os concorrentes poderem tomar banho após a disputa.

Para beber a Festa Polaca conta com parceiros frequentes nos demais eventos, os produtores das cervejas Natbier e Usinamalte, fabricadas em Palmeira (a segunda na Colônia Witmarsum, situada no município, próxima ao Girassol).

Os ingressos podem ser reservados pelo telefone (42) 3252-1778 ou e-mail contato@rgirassol.com.br. O valor é de R$ 65 por pessoa, com bebidas não inclusas.

A festa está marcada para começar às 12h, devendo se estender até as 18h.

O Espaço externo do Restaurante Girassol, em Palmeira, já está sendo preparado para a Festa Polaca do fim de semana.
O Espaço externo do Restaurante Girassol, em Palmeira, já está sendo preparado para a Festa Polaca do fim de semana. | Foto: Divulgação

Restaurante Girassol

Rodovia BR-277, Km 168,4 – Palmeira

Fone: (42) 3252-1778

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]