• Carregando...
Costela defumada, com risoto de beterraba e cogumelos e manteiga de ervas – uma das sugestões de prato principal da OX.
Costela defumada, com risoto de beterraba e cogumelos e manteiga de ervas – uma das sugestões de prato principal da OX.| Foto: Hana Lídia/divulgação

Não é um almoço executivo qualquer. É um senhor almoço executivo o da OX Room Steakhouse. Diferenciado nos sabores e na apresentação dos pratos, como fruto da inspiração do chef Vinícius Felizardo, cozinheiro de muito conhecimento e sensibilidade.

Aliás, como tenho escrito aqui, o nível dos “executivos” está subindo muito, ao contrário de tempos atrás, quando alguns pratos mais simples eram escalados, para facilitar o processo e permitir o bom preço.

Carpaccio de queijo coalho - entrada inspirada, criativa e muito saborosa.
Carpaccio de queijo coalho - entrada inspirada, criativa e muito saborosa. | Foto: Anacreon de Téos

Fui dia desses provar e fiquei encantado. A seleção de pratos de Felizardo para o almoço começa com a escolha de uma entre as três opções de entrada, o Carpaccio de queijo coalho, o Steak tartar de Angus e a Polenta cremosa com ragu de costela. A polenta é gostosa, mas bem tradicional. Os outros dois se sobressaem, principalmente o carpaccio, pois o queijo coalho é maçaricado e daí finamente fatiado em um fatiador de legumes e então servido com geleia de pimenta jalapeño, tomates confitados, pesto de manjericão e castanhas. Já o tartar teria tudo para ser um tartar como os outros, mas vem com um item diferenciado que mexe com o paladar: picles de semente de mostarda, que é feito com o descanso das sementes em salmoura, vinagre e açúcar por algum tempo, até que inchem e ganhem textura. Elas estouram na boca. A carne é de Angus, picada na ponta da faca, com gim infusionado em pimentas. Vem ainda com castanhas e chips de batatas.

Prime Rib suíno crocante marinado na mostarda Dijón acompanhado de purê de abóbora - prato principal.
Prime Rib suíno crocante marinado na mostarda Dijón acompanhado de purê de abóbora - prato principal. | Foto: Hana Lídia/divulgação

Para os pratos principais são nove opções disponíveis, que variam a cada dia da semana. Entre elas estão aos cortes de Prime Rib suíno crocante marinado na mostarda Dijón acompanhado de purê de abóbora, fonduta de parmesão, cebola roxa em laranja e picles de mostarda (olha aí o picles de novo), a Costela defumada, com risoto de beterraba e cogumelos e manteiga de ervas, o Bife de chorizo com batatas e cogumelos e o Mignon com risoto de pupunha e bacon da casa.

Há, ainda, o favorito, o queridinho do chef: Picadinho de vó, com tartar de banana, arroz, couve crocante e ovo perfeito – aquele sabor bem caseiro. E mais a Panelinha de penne ao molho rústico de tomates, com polpetone recheado de queijo Monterrey e o Salmão defumado e grelhado, com legumes, na parrilla, completando o menu.

Abacaxi marinado no rum e confitado na parrilla, com sorvete artesanal de coco e gel de frutas amarelas - sobremesa.
Abacaxi marinado no rum e confitado na parrilla, com sorvete artesanal de coco e gel de frutas amarelas - sobremesa.| Foto: Hana Lídia/divulgação

De sobremesa, duas opções: Abacaxi marinado no rum e confitado na parrilla, com sorvete artesanal de coco e gel de frutas amarelas e um interessante Pudim de leite defumado, com chantili de paçoca artesanal e caramelo cítrico.

Drinques sem álcool

Brasilidade - um drinque não alcoólico.
Brasilidade - um drinque não alcoólico. | Foto: Divulgação

O que também achei interessante foi a proposta de coquetéis sem álcool, tanto para abrir o apetite como até para acompanhar a refeição. São três sugestões, todas elas muito saborosas e refrescantes. Cada uma por R$ 20.

O Ginger leva creme de mirtilo, xarope de gengibre, suco de limão taiti, simple syrup (xarope de água e açúcar), suco de maçã e limão desidratada. Tem uma cor arroxeada, por causa do mirtilo.

Já no No Regrets é composto de suco de abacaxi, hibisco, capim-limão, xarope de açúcar, suco de limão taiti e suco de gengibre.

O mais colorido e chamativo dos três é o Brasilidade, com maracujá, orgeat (xarope de amêndoas), Monin (xarope) de banana verde, suco de maçã, suco de limão taiti, simple syrup, infusão de hibisco e bitter de cardamomo.

O almoço executivo é servido de terça a sexta, das 11h30 às 15h30, e contempla uma entrada, um prato principal e uma sobremesa por R$ 59. Como a OX oferece estacionamento como cortesia nesse horário, o preço final acaba saindo bem em conta. Ainda mais que, conforme o apetite, pode servir bem duas pessoas, item por item. E com sabores diferenciados, como já foi possível perceber.

Picadinho de vó, com tartar de banana, arroz, couve crocante e ovo perfeito.
Picadinho de vó, com tartar de banana, arroz, couve crocante e ovo perfeito.| Foto: Hana Lídia/divulgação

OX Room Steakhouse

Alameda Dom Pedro II, 390 - Batel

Reservas e informações: (41) 3039-4577

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]