• Carregando...
A cerveja Maniacs Noire é a base para os panetones criados pelo chef Fabiano Marcolini para este Natal.
A cerveja Maniacs Noire é a base para os panetones criados pelo chef Fabiano Marcolini para este Natal.| Foto: Divulgação

Fabiano Marcolini é um mago da panificação. Desde sempre não conheço ninguém melhor do que ele, em tantos e tantos anos de estrada. E, claro, além de pães, entende de panetones como ninguém, pois, a cada ano, produz e vende alguns dos mais saborosos da cidade.

Tem, portanto, pedigree e know-how para variar e viajar à vontade. E é o que faz, para o prazer dos paladares alheios, ao lançar um panetones que tem na cerveja um dos ingredientes fundamentais da massa.

Sim, Marcolini desenvolveu uma receita de panetone com a cerveja Noire, da linha Rebellion, da Maniacs Brewing Co., fruto de uma parceria alinhavada por ele com a premiada cervejaria curitibana.

Utilizada como base da massa, a cerveja produzida pela Maniacs e escolhida pelo chef tem 9,5% abv, que é o teor alcoólico ideal para harmonizar a composição. A justificativa: por ser uma massa aveludada e adocicada, a cerveja traz o álcool necessário para equilibrar o sabor, pois é uma bebida intensa e ativa que ajuda a deixar a levedura mais uniforme do panetone.

A utilização da cerveja como ingrediente básico de massas não é incomum para Marcolini. É, sim, algo rotineiro, pois o chef utiliza a cerveja no lugar da água para incrementar suas raízes com Verona, cidade italiana onde a mãe e a avó dele nasceram e que produz os panetones utilizando malte, para agregar sabor à massa.

As principais características da cerveja Maniacs Noire, que deixam a receita do chef com o sabor único, são o teor alcoólico, o açúcar caramelizado e o envelhecimento da bebida em barril de carvalho americano. Desta forma, a intenção é que, assim que se coloca um pedaço na boca, logo seja possível sentir o sabor doce e, no fim, o toque complexo da cerveja.

O panetone está sendo comercializado em quatro sabores: tradicional com frutas secas, chocolate, chocolate com doce de leite e chocolate com laranja confitada e amêndoas.

O produto já está à venda no Bar da Maniacs e no restaurante Fabiano Marcolini Alimentari, do chef Marcolini com o valor a partir de R$ 39,90.

Maniacs Brewing Co

Avenida Munhoz da Rocha, 1049 – Cabral

Fone: (41) 3084-9730

Fabiano Marcolini Alimentari

Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1181 – Centro

Fones: (41) 3322-9362 e 3223-8085

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]