• Carregando...
Chef Felipe Boing, especialista no assunto, ensina a fazer um Ravióli recheado com gema em aula-show na Mercadoteca.
Chef Felipe Boing, especialista no assunto, ensina a fazer um Ravióli recheado com gema em aula-show na Mercadoteca.| Foto: Divulgação

Fazer massa não é muito fácil. Quer dizer, não é difícil depois que se aprende, mas quem pegar pela primeira vez numa receita escrita pode ter alguma dificuldade. É o jeito de misturar os secos e os molhados, a maneira de sovar, o tempo de descanso, itens que compõem um resultado final dos mais saborosos.

Pois aqueles que já tentaram e não se deram muito e os demais que nunca tentaram para não arriscar têm uma boa oportunidade nesta quarta-feira (02), com o tema da Gastronomia Descomplicada da Mercadoteca de Curitiba.

Toda quarta-feira tem alguém ensinando alguma coisa por lá. Já teve o cara do sushi, o da carne, o dos pescados... e assim por diante. Desta vez o convidado é o chef Felipe Boing, do EAT Kitchen Lab, que trabalha com alta gastronomia há sete anos e desde o início de 2019 vem se especializando na elaboração de massas.

Em sua trajetória profissional Boing já passou por casas como La Varenne e trabalhou com eventos, antes de abrir seu próprio espaço, que hoje faz parte do serviço de catering EAT Kitchen Lab.

A receita desta edição é, então, o Ravióli de gema com massa de ricota com espinafre, originalmente trazida para cá pelo chef Ivo Lopes quando abriu o La Varenne, onde Boing aprendeu e executou. É uma delícia de prato, que proporciona variações com bacalhau, cogumelos, mas sempre preservando a gema crua, que é levemente cozida com a massa após esta ser devidamente recheada.

A receita desta edição é, então, o Ravióli de gema com massa de ricota com espinafre. O preparo original, com ovo, ricota e espinafre, foi criado na década de 1930 por Nino Bergese, por longo tempo chef da realeza e da aristocracia italiana. Ao longo das décadas esse prato reproduzido e reinventado em restaurantes do mundo inteiro.

Em Curitiba foi primeiramente servido no restaurante Terra Madre, então comandado pelo chef Lênin Palhano (hoje no Nomade, do Nomaa Hotel). O chef Ivo Lopes trouxe outra versão – com bacalhau em vez de espinafre - para cá quando abriu o La Varenne. Mas voltou à combinação com espinafre quando esteve no comando da cozinha do Alessandro & Frederico, também em Curitiba.

É uma delícia de prato, que proporciona variações com bacalhau, cogumelos, siri, mas sempre preservando a gema crua, que é levemente cozida com a massa após esta ser devidamente recheada.

Ravióli de gema e espinafre, da lavra do chef Ivo Lopes quando à frente da cozinha do Alessandro & Frederico, em Curitiba.
Ravióli de gema e espinafre, da lavra do chef Ivo Lopes quando à frente da cozinha do Alessandro & Frederico, em Curitiba.| Foto: Lex Kozlik

Os interessados vão aprender a executar a receita em aula-show a partir das 19h30. A participação é gratuita. É necessário fazer inscrição antecipada pelo Direct no Instagram da Mercadoteca (www.instagram.com/mercadoteca) ou pelo telefone (41) 3205-3901.

Mercadoteca

Rua Paulo Gorski, 1309 – Mossunguê

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]