• Carregando...
Arroz de tamboril, clássico da cozinha portuguesa, é um dos destaques do novo menu executivo do Restaurante Nomade, por Lênin Palhano.
Arroz de tamboril, clássico da cozinha portuguesa, é um dos destaques do novo menu executivo do Restaurante Nomade, por Lênin Palhano.| Foto: Divulgação

O almoço executivo é aquele rápido, para as pessoas que têm no máximo uma hora para comer e retornar às atividades. Correria pura. A criação do prato executivo veio para tentar permitir alimentação completa neste pouco tempo, com menus pré-concebidos e rápidos de finalizar, sem a perda de tempo pela espera de sua execução.

Mas, até mesmo por conta disso e da proposta de valores menores para o combo completo, alguns restaurantes derrubaram muito a qualidade e o menu executivo – em muitos casos ainda hoje – chega a destoar nitidamente do que é oferecido no cardápio à la carte. Se é mesmo para atropelar e comer correndo, que vá assim mesmo – devem ter pensado alguns, como se não fosse possível produzir qualidade com ticket médio e tempo inferiores.

É possível, sim. E muito acima da média. Como prova o chef Lênin Palhano ao propor o Menu Executivo do Restaurante Nomade, que ele brilhantemente comanda no Nomaa Hotel. Não de graça ele é uma das principais referências na gastronomia curitibana. Principalmente depois que abriu o Nomade (2015), quando passou a acumular lauréis do Prêmio Bom Gourmet, incluindo o de Melhor Restaurante e o cobiçado troféu individual de Chef 5 Estrelas – na edição de 2019, divulgada dias atrás, foi a única unanimidade entre os jurados.

O resultado da combinação de talento, criatividade e sensibilidade aplicada à comida faz com que o restaurante esteja funcionamento a pleno durante o jantar, lotado na maioria das vezes para o cardápio à la carte. E insistindo em quebrar a máxima de que o curitibano só vai a restaurante de hotel comer feijoada.

O movimento ainda não é tão intenso no almoço, mas já começa a se encorpar graças às opções oferecidas no Menu Executivo, servido por R$ 69 + 10%, com entrada, prato principal e sobremesa. É que as opções de cardápio funcionariam perfeitamente também no à la carte, item por item, por conta do cuidado dispensado pelo chef a cada um dos pratos escolhidos.

Para se ter uma ideia, no menu renovado que começou a ser servido na semana passada, o cliente pode escolher um item entre as sugestões de entrada: Couve-flor texturas, Escabeche de lagarto em pão tostado e Mexilhões com capim-limão e cevadinha.

De prato principal, cinco ofertas, a começar pelo Picadinho Nomade (arroz, picadinho de carne, farofa, ovo, mandioca e caldinho de feijão), que é campeão de vendas e permanece dos cardápios anteriores. Agora entraram a Sardinha confitada, tomate e batata defumada, Peito de frango caipira grelhado, com abobrinha, creme de cúrcuma e arroz basmati com castanhas e sementes, Ravióli recheado de creme de alecrim, com ervilhas e cogumelos e um provocante Arroz de tamboril cremoso, uma das delícias de cozinha portuguesa, com um dos mais saborosos peixes que conheço, o tamboril (nosso peixe-sapo), que ganha alguns toques pessoais por conta da criatividade do chef. E já tem feito sucesso, como seria de se imaginar.

Para sobremesa, escolha entre Banana grelhada com espuma de caramelo e crocante de brioche, Sorvete com calda e Frutas da estação.

Seja qual for o combo formado, o resultado certamente será o melhor, passando ao cardápio executivo os predicados dos pratos à la carte do Nomade. Pode apostar que sim, nada menos seria de se esperar de um dos melhores cozinheiros das bandas de cá.

Ah, sim, importante. O cardápio se renova a cada duas semanas. Ou seja: o atual vai até o fim desta semana e segunda-feira que vem já tem outro chegando. O que é sempre uma boa para quem aprecia a boa comida, sempre se renovando. E para quem se interessou pelo atual, que se programe até sexta, então.

O almoço executivo é servido de segunda a sexta-feira, das 12h às 14h30.

Lênin Palhano, Chef 5 Estrelas do Prêmio Bom Gourmet, apostando em sabor e criatividade no seu menu executivo.
Lênin Palhano, Chef 5 Estrelas do Prêmio Bom Gourmet, apostando em sabor e criatividade no seu menu executivo. | Rubens Kato @kato78

Nomade Restaurante - Nomaa Hotel

Rua Gutemberg 168 - Batel

Informações e reservas: (41) 3087-9595

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]