Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
  • Ícone FelizÍcone InspiradoÍcone SurpresoÍcone IndiferenteÍcone TristeÍcone Indignado
Os rótulos da bodega Morandé, selecionados para o jantar harmonizado no restaurante L’Épicerie.
Os rótulos da bodega Morandé, selecionados para o jantar harmonizado no restaurante L’Épicerie.| Foto:

Para começar o ano de 2022 em alta, o L’Épicerie abre seu calendário de jantares harmonizados com uma temática especial: vinhos da premiada vinícola Viña Morandé. O jantar, em parceria com a importadora Mise en Place, vai acontecer em duas datas: nestas terça (25) e quinta-feiras, a partir das 19h.

Nesta oportunidade, pratos tradicionais e releituras de clássicos da culinária francesa serão harmonizados com os vinhos da bodega chilena Morandé, que recebeu no mês passado pelo prestigiado Guia Descorchados (a publicação mais importante que existe sobre vinhos sul-americanos) o prêmio de Vinícola do Ano de 2022 do Chile, um reconhecimento pelo trabalho primoroso da vinícola ao longo de sua história de 25 anos.

Para iniciar, a Mise en bouche, Chèvre chaud (uma salada que leva folhas, queijo de cabra quente sobre torradas e tomate seco), para harmonizar com o fresco Morandé Terrarum Reserva Sauvignon Blanc 2020.

Na entrada, um clássico francês, o Bœuf Bourguignon, que pode muito também ser servido como prato principal. Trata-se de uma carne cozida no molho de vinho tinto, com batatas, cenouras, cebolas caramelizadas e cogumelos paris. Para acompanhar, um aromático Pinot Noir de parcelas selecionadas, Morandé Terrarum Selected Blocks Pinot Noir 2018.

O prato principal vai oferecer a possibilidade de escolher entre duas opções: Medalhões de mignon ao molho poivre (servido com confit de cebola e batata gratinada) ou a Tajine d’agneau, um pernil de cordeiro cozido lentamente em molho ras el hanout, ameixas, amêndoas e couscous marroquino. O ras el hanout é uma mistura de especiarias, que leva semente de coentro, pistilos de açafrão, canela em pó, cardamomo, cravo, noz-moscada, gengibre e açafrão da terra (cúrcuma). Para o preparo do molho do cordeiro, além desse mix de especiarias, é acrescido demi-glace de carneiro e mel.

Este prato é uma homenagem à miscelânea de sabores da culinária das colônias francesas no norte da África e foi lançado, originalmente, no início de 2017, num cardápio especial criado pela casa (confira aqui o que publiquei na época).

A sugestão de harmonização é o enigmático e surpreendente vinho Morandé Adventure Mediterrâneo 2017, um corte de Grenache, Syrah, Carignan, Marsanne e Roussane. Este vinho procura interpretar o potencial das variedades clássicas do Mediterrâneo em um terroir longe de seu local de origem.

Tajine d'agneau, prato de origem africana, na proposta de cardápio harmonizado do L'Épicerie.
Tajine d'agneau, prato de origem africana, na proposta de cardápio harmonizado do L'Épicerie. | Foto: Divulgação

Para finalizar a noite, mais uma releitura de um clássico: Crème brûlée de flor de laranjeira. Nessa versão, preparado com flor de laranjeira, canela e mel, a sutileza dos ingredientes marcantes é a grande surpresa. Pedida para harmonizar com o colheita tardia Morandé Late Harvest 2018, feito com a uva Sauvignon Blanc, um vinho de caráter vibrante, com aromas pronunciados de mel e notas florais, como jasmim e flor de laranjeira. Possui textura rica e cremosa, com belo equilíbrio entre doçura e acidez e um longo e agradável final. Tudo para combinar com a proposta da sobremesa.

O menu harmonizado tem o custo de R$ 200 por pessoa + serviço.

Reservas podem ser feitas pelos telefones (41) 3044 4744 e 99698 6390, após as 16h.

L’Épicerie

Rua Fernando Simas, 340 - Bigorrilho

Fones: (41) 3044 4744 e 99698-6390 (WhatsApp)

Facebook: facebook.com/lepiceriecuritiba/

Instagram: @lepiceriecuritiba

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]