• Carregando...
Pizza de burrata com Parma, da Proença Pizza – apenas para delivery.
Pizza de burrata com Parma, da Proença Pizza – apenas para delivery.| Foto: Anacreon de Téos

O que era uma atividade eventual, de puro prazer, um hobby saboroso, tornou-se realidade para quatro pessoas apaixonadas por pizza.

São dois casais e, desde o ano passado, começaram a fazer pizza para alguns eventos de amigos e parentes próximos. Com o sucesso, a divulgação boca a boca fez com que novos convites surgissem e os eventos aumentassem. E surgiu a Proença Pizza.

Mas todos tinham suas atividades. Tiago (Proença) é casado com Daiana, que é irmã de Hallana, que é casada com Fábio Ávila. Fábio é contador e professor universitário, Hallana é formada em hotelaria e trabalha em empresa de mídias sociais e publicidade, enquanto Daiana é psicóloga e trabalha numa empresa de telefonia.

Tiago é técnico em logística e sempre foi apaixonado pela cozinha. Tanto que, em 2018, fez o curso de gastronomia no Seduc, confirmando uma tendência que se manifestava desde os 14 anos, quando já era o churrasqueiro oficial da família, no interior. Ele é o responsável pela concepção das pizzas, contando com a ajuda de Fábio na cozinha (finalização e embalagem), enquanto Hallana cuida do atendimento, com apoio de Daiana, que é quem escreve as mensagens personalizadas aos clientes em cada embalagem de pizza que sai da casa.

Hallana, Fábio, Tiago e Daiana, o quarteto que toca a Proença Pizza direto de casa.
Hallana, Fábio, Tiago e Daiana, o quarteto que toca a Proença Pizza direto de casa. | Foto: Divulgação

Que se tornou mais efetivo de pouco mais de dois meses para cá, quando Tiago (por conta do arrastão da pandemia) foi demitido da montadora onde trabalhava e os eventos – também por causa do isolamento social - acabaram. E aí a pizza tornou-se seu principal foco, com produção aumentando e a clientela também, graças à boa propaganda de cada um que gostava e passava adiante.

Está tudo tão no início que a sede da “pizzaria” é a própria casa de Tiago e Daiana, com a utilização de um Forno de pizza paulistano, aqueles redondos e bem práticos, que assam a pizza em poucos minutos.

O que não impede um atendimento perfeito e pizzas muito saborosas. O cardápio, é claro, não poderia ser dos mais longos (o que é ótimo, pois evita a dispersão de ideias e paladares). São apenas 18 sabores (confira aqui), entre as tradicionais, as doces (três) e as duas especiais, uma delas, a Pizza de burrata com Parma, o grande carro-chefe da casa – a outra é uma vegetariana, também com burrata.

Longa maturação

Massas boleadas, maturando, prontas para o formato de pizza.
Massas boleadas, maturando, prontas para o formato de pizza. | Foto: Divulgação

Ao contrário do que muitos clientes supõem, as pizzas da Proença não são feitas de massa com fermentação natural. O processo que eles utilizam é outro, o de longa maturação. As massas já prontas vão de 24h a 48h de maturação em geladeira. São maturadas em bloco e posteriormente boleadas (ganham forma) no dia da utilização.

Este processo faz com que o fermento quebre os açúcares, crie o gás carbônico e torne a massa mais leve e digestível, o que não acontece nas massas tradicionais, onde este processo acontece após a digestão.

Também preferem a farinha nacional (local, vão comprar diretamente no moinho, em Curitiba mesmo) fresquíssima.

Por enquanto estão trabalhando apenas com delivery (nem take away, por ser na residência de Tiago e Daiana), mas com a vantagem de possuírem entregadores próprios, depois de algumas experiências não tão bem-sucedidas com aplicativos. Como a sede fica na Vista Alegre, o raio de ação dos motoboys vai até 10 quilômetros, atingindo, por exemplo, bairros como Portão, Santa Quitéria, Bacacheri, Santa Felicidade e Jardim Social.

Cada pizza chega na casa do cliente com a embalagem personalizada, contendo os sabores e uma mensagem especial.
Cada pizza chega na casa do cliente com a embalagem personalizada, contendo os sabores e uma mensagem especial. | Foto: Anacreon de Téos

Em pouco tempo (já existe o local) a intenção dos quatro é abrir um novo ponto, espaço físico em condições de acomodar as necessidades de cozinha e salão, para iniciar, também, o atendimento presencial, com algumas poucas mesas, para permitir uma aproximação maior – com todo o protocolo exigido pelas circunstâncias atuais – com os clientes.

Mas, enquanto isso não ocorre, dá para continuar curtindo e saboreando as ótimas pizzas que eles fazem. Começam a atender a partir da quarta-feira e vão até domingo. Quarta e quinta, das 18h às 22h; sexta e sábado, das 18h às 23h e domingo das 18h às 22h.

Proença Pizza

Contatos e pedidos: (41) 99661-0825 – WhatsApp

Pizza meia Portuguesa (com ovinhos e codorna) e meia Figo com gorgonzola.
Pizza meia Portuguesa (com ovinhos e codorna) e meia Figo com gorgonzola. | Foto: Anacreon de Téos

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]